Você conhece a legislação que regulamenta a rotulagem GHS de produtos químicos e sabe como ela funciona aqui no Brasil?
Sua criação veio a partir de uma necessidade de se ter um padrão de harmonização mundial na rotulagem, nos critérios, segurança e classificação de perigos de produtos químicos.
Além disso, vale destacar que a classificação desses produtos para a rotulagem é feita a partir dos perigos apresentados e classificados de acordo com a ABNT NBR 14725 que determina estes critérios. No Brasil, esse sistema de rotulagem e padronização foi implementado a partir de 2011.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o conteúdo especial que a Intertox preparou para você e conheça também o nosso curso de elaboração de rotulagem de produtos químicos.
GHS no Brasil
No Brasil, a adoção do GHS é obrigatória para locais de trabalho, conforme previsto na Norma Regulamentadora n° 26 (NR-26), da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.
A NR-26 prevê que a classificação e rotulagem preventiva harmonizada devem atender à norma técnica oficial vigente, que atualmente é a norma ABNT NBR 14725, que foi atualizada em julho de 2023, estabelecendo novas diretrizes para classificação de perigo, rotulagem e a nova Fichas com Dados de Segurança (FDS) de modo a incorporar no Brasil a 7ª edição revisada do Purple Book da ONU.
Como se adequar a legislação de rotulagem produtos químicos?
Todas as empresas que armazenam e/ou manuseiam produtos químicos devem se adequar às normas regulamentadoras desse tipo de atividade, afinal, a partir delas é possível manter mais segurança e evitar acidentes por falta de informações.
Para isso, é necessário conhecer toda a legislação de rotulagem produtos químicos. O GHS é de suma importância. A partir daí alcançamos um maior padrão de segurança química com recomendações e informações que minimizem os riscos diante da manipulação, transporte ou armazenagem de produtos químicos.
A Norma ABNT NBR 14725:2023 traz em seu item 6.5 todos os critérios para elaboração da rotulagem preventiva de produtos químicos classificados como perigoso para o GHS e para produtos químicos não classificados como perigoso para o GHS.
É importante ressaltar que essa normativa não contempla todas as situações que possam ocorrer na utilização do produto. A rotulagem de produto químico constitui apenas parte da informação necessária para a elaboração de um programa de segurança, saúde e meio ambiente.
As vantagens de implementar o GHS
A implementação do GHS traz uma série de vantagens. Dentre elas podemos citar:
- Maior proteção a saúde e segurança humana;
- Identificação dos perigos apresentados pelo produto químico;
- Mais segurança para o meio ambiente;
- Facilidade no comércio internacional de produtos químicos.
Por isso, a legislação de rotulagem de produtos químicos é um assunto de suma importância para empresas que buscam um controle de produtos químicos que satisfaça suas necessidades e garanta o compliance GHS.
Para isso, busque uma empresa séria como a Intertox e garanta conformidade na adequação de seus documentos de segurança.
Contamos com uma grande variedade de cursos e consultorias para beneficiar a sua empresa em segurança química. Acesse o site e confira o que estamos falando.
Como proceder no Compliance GHS da sua empresa?
Entre em contato com a Intertox e consulte os nossos serviços disponíveis.
Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para auxiliar os seus colaboradores no sistema GHS.
Confira a nossa grande variedade de serviços de elaboração de documentos de segurança, vistoria GHS in loco, e treinamentos com um preço que cabe no seu bolso e os melhores especialistas em segurança química.
Para mais informações entre em contato agora mesmo.