Hidrólise alcalina: conheça uma técnica que promete substituir cremação ou enterro

5 anos atrás

Espaço geográfico, impacto ambiental e ampliação do processo de luto são alguns dos problemas que estão ameaçando o futuro dos enterros convencionais. A hidrólise alcalina,também conhecida popularmente como “Aquamação”, desponta como a mais sustentável das soluções até o momento, minimizando boa parte dos problemas causados por enterros e cremação.

Hidrólise Alcalina: uma solução ecológica

O crescimento populacional mundial traz diversos impactos e preocupações, dentre elas o destino final dos corpos falecidos já que os enterros convencionais exigem ampla área de solo nos cemitérios, o que já é um obstáculo em regiões muito populosas.

Uma nova técnica vem ganhando adeptos para dissolver corpos após a morte. Em Minnesota, por exemplo, cada vez mais as famílias têm optado pela chamada hidrólise alcalina, procedimento que promete manter benefícios procurados na cremação, sem causar danos ao meio ambiente.

Alternativa à cremação

As funerárias que já ofertam o serviço, afirmam que 80% dos clientes que buscam por cremação optam pela hidrólise alcalina quando tomam conhecimento do processo. Apesar das questões ambientais, a maioria das famílias relata que escolhem a hidrólise alcalina por considerar o processo bem mais leve que o da cremação. Além do mais, especialistas afirmam que aumentar as opções de escolha facilita a passagem pelo processo de luto.

O processo de mergulho em hidrólise alcalina

Neste processo os corpos são mergulhados numa solução alcalina com pH 14, aquecida a 150ºC. Em linhas gerais, a hidrólise alcalina é um processo natural que já acontece nos corpos quando enterrados porém é acelerado por ocorrer em condição pressurizada levando cerca de três a quatro horas até que os ossos passam pelo processo de secagem.

Apesar de ser um método relativamente recente e ainda estar como uma alternativa aos que aderem a cremação, pesquisadores garantem que existam vantagens frente às questões ambientais já que o método envolvendo hidrólise alcalina emite cerca de 7 vezes menos CO2 que a cremação, e é melhor avaliado em parâmetros como mudanças climáticas e destruição da camada de ozônio.

Como oferecer o serviço de Aquamação?

Para incluir a Aquamação envolvendo a hidrólise alcalina, ou qualquer prestação de serviço que envolva produtos químicos, é necessário seguir exatamente o que está estabelecido dentro da atual legislação. Para isso, você pode contar com especialistas altamente qualificados da Intertox. Estamos há 20 anos no mercado e iremos te passar todas as orientações necessárias para atuar com produtos químicos controlados minimizando riscos e seguindo as normas vigentes. 

Além disso, oferecemos outros serviços ligados ao gerenciamento de produtos químicos tais como:

admin

admin

0 Comentários

Seu comentário: