Oficina para elaboração de plano de monitoramento de poluentes
No dia 20 de maio de 2011, durante o 3rd International Workshop on Advances in Cleaner Production, foi ministrado, pela Intertox e Ministério do Meio Ambiente (MMA), oficina para elaboração de plano de monitoramento de poluentes,visando a discutir as etapas necessárias para declaração anual de emissões e transferências de poluentes, de atividades potencialmente poluidoras, no relatório anual do Cadastro Técnico Federal do Ibama (CTF/IBAMA).
Continuar a ler “Oficina para elaboração de plano de monitoramento de poluentes”
3rd International Workshop on Advances in Cleaner Production terá oficina sobre RETP ministrada pelo MMA e Intertox
Acontece em São Paulo de 18 a 20 de maio de 2011, o “3rd International Workshop on Advances in Cleaner Production“, que é um fórum internacional bianual, organizado pela Universidade Paulista, com a participação do he National Pollution Prevention Roundtable, da Universidad de Sonora e da Universidad de Cienfuegos. O tema do Workshop estimula a discussão de fundamental importância: “Iniciativas e Desafios de Produção Mais Limpa para um Mundo Sustentável ”.
O evento que conta com apoio institucional da InterTox terá além da participação de conferencistas internacionais renomados das áreas de Produção Mais Limpa e Sustentabilidade, uma oficina ministrada pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Intertox sobre o Registro de Emissão e Transferência de Poluentes – RETP, a nova política que estimula a reflexão sobre os processos produtivos, a aplicação de metodologias para estimar as emissões de poluentes, e o registro desses dados para acesso público e irrestrito.
O Licenciamento Ambiental e a busca pela Sustentabilidade na Gestão Municipal
Como noticiado no “Painel” da Folha de 29/03/11, escrito por Renata Lo Prete, o Governo do estado de São Paulo “prepara um pacote de medidas para destravar análises de impacto ambiental”. A estratégia apontada é a capacitação dos municípios paulistas para realizarem o licenciamento dos empreendimentos de pequeno porte geradores de impacto local, “liberando” assim a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo para a análise dos grandes empreendimentos. Trata-se do Programa de Descentralização do Licenciamento Ambiental no qual, por meio de convênios firmados junto à Companhia, os municípios passam a realizar o Licenciamento Ambiental de uma série de intervenções, obras e outras atividades.
Continuar a ler “O Licenciamento Ambiental e a busca pela Sustentabilidade na Gestão Municipal”
A comunicação da sustentabilidade
Ricardo Voltolini, em artigo denominado Onze tendências de comunicação da sustentabilidade[1], recentemente publicado, questiona a respeito de Como as empresas estão comunicando a sustentabilidade no mundo? Ele próprio responde, a partir do emprego de uma metodologia apropriada, destacando onze tendências de comunicação, que são:
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados aprovou no fim de 2010 a criação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, que ainda permanece em tramitação na Câmara. O ex relator do Projeto de Lei de PSA 792/07, o então Deputado Federal Jorge Khoury*, esteve nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2011,
na sede da InterTox, em São Paulo, discutindo o assunto com os diretores de meio ambiente e sustentabilidade da empresa, os quais atuam na implantação deste modelo em bacias hidrográficas, municípios e áreas privadas.

Continuar a ler “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil”