A ONU publicou a 8ª revisão do livro “Purple Book” – GHS (Globally Harmonized System of classification and labelling of chemicals - Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos). O sistema faz parte do esforço da ONU em harmonizar mundialmente a classificação e rotulagem de produtos químicos, aumentando a proteção da saúde e meio ambiente e facilitando o comércio mundial.
A primeira edição do livro foi lançada em 2003 e desde então sofre revisões periódicas a cada biênio. A revisão recém publicada traz um conjunto de emendas para última edição e propõe, dentre outras alterações, novos critérios de classificação, elementos de comunicação de perigos, lógica de decisão e orientação para produtos químicos sob pressão; novas disposições para o uso de dados in vitro/ex vivo e métodos sem necessidade de teste para avaliar a corrosão e irritação à pele; alterações diversas para esclarecer os critérios de classificação para Toxicidade para órgãos-alvo específicos; frases de precaução revisadas e mais racionalizadas, e uma revisão editorial de algumas seções do anexo 3; novos exemplos de pictogramas de precaução para transmitir algumas frases de precaução, exemplo de rotulagem de conjuntos ou kits; e orientações sobre a identificação de riscos de explosão de poeiras.
A versão impressa da 8ª revisão do GHS está disponível para a compra pelo seguinte link: https://www.unece.org/?id=5917. As versões em inglês e francês também se encontram disponíveis para download gratuito pelo link: https://www.unece.org/trans/danger/publi/ghs/ghs_rev08/08files_e.html.
A adoção do GHS no Brasil está descrita na Portaria n° 229 de 24 de maio de 2011, que altera a Norma Regulamentadora 26 (NR 26) do Ministério do Trabalho e Emprego, publicada no dia 27 de maio pelo DOU (Diário Oficial da União), exigindo a classificação, rotulagem e FISPQ de acordo com o sistema GHS, seguindo modelo estabelecido pela norma técnica oficial vigente, que atualmente, no Brasil é definido pela Norma Brasileira NBR 14725 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Hoje a Intertox possui colaboradores que participam assiduamente da Comissão de Estudos da ABNT que discute a norma de GHS, Ròtulo e FISPQ (NBR 14725) e tem um de seus Diretores como Coordenador dessa Comissão permitindo o acompanhamento de novas publicações e garantindo que os documentos de segurança, elaborados por sua equipe, estejam sempre em conformidade com as legislações oficiais vigentes.