Fumaça tóxica assusta moradores de Barueri

Entre a noite da segunda-feira (30/05) e madrugada de terça feira (31/05) na cidade de Barueri, Grande São Paulo, ocorreu em uma empresa de coleta de resíduos industrias a liberação de fumaça tóxica proveniente da reação entre cloro no estado sólido e a água da chuva.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o material estava em um local aberto e reagiu com a água da chuva que atingiu a região dando início ao incidente. Para conter o vazamento, os bombeiros tiveram de isolar a área próxima da empresa, além de usar máscaras e roupas especiais. O trabalho de contenção do vazamento começou por volta das 22h e foi concluído às 5h30 já da terça-feira (31).

Cloro pode estar nas formas de um gás, líquido e um sólido. O gás é 100% de cloro elementar (Cl2), enquanto o líquido é o hipoclorito de sódio (NaOCl), comumente usado como branqueador de lavandaria. Já o sólido é hipoclorito de cálcio (Ca(OCl)2), disponível na forma granular.

O composto de interesse, o hipoclorito de sódio, reage na presença de água ou ácidos, além de se decompor quando aquecido, liberando gás cloro, presente na fumaça liberada no incidente citado. 

O gás cloro é um gás com um odor sufocante e pungente, conhecidamente tóxico por inalação podendo ser fatal dependendo da concentração a qual o indivíduo for submetido. É ainda um gás corrosivo para a pele, olhos e mucosas, além de também ser considerado de alta toxicidade ambiental.  

Como dito anteriormente, o incidente se deu devido a um contato inesperado entre o composto químico e a água da chuva devido a armazenamento inadequado do produto. 

Portanto uma abordagem quanto a segurança no armazenamento do produto, considerando as legislações e ações cabíveis, buscando evitar o contato do composto com materiais incompatíveis ou que apresentassem reação indesejada poderia ter evitado o acontecido.

 

Referências
http://g1.globo.com/sao-paulo/bom-dia-sp/videos/t/edicoes/v/fumaca-toxica-assusta-moradores-de-barueri/5059858/

 {loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}