Toxicologia: UNECE divulga agenda da 22ª reunião do sub-comitê de especialistas em classificação e rotulagem no GHS

O secretariado do Subcomitê de especialistas em classificação e rotulagem no GHS (Sistema Globalmente Harmonizado) divulgou a agenda provisória referente à 22ª reunião do grupo, a ser realizada de 07 a 09 de dezembro em Genebra.

O Brasil será representado por Rogério de Oliveira Correa, pesquisador do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

Além de discutir a adequação e aplicação do sistema nos diferentes países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), o Subcomitê revisa e discute as informações contidas no Purple Book, livro oficial da ONU que apresenta o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de produtos químicos (GHS).

A agenda traz alguns temas que serão debatidos na próxima reunião como um diagrama de decisão lógica para substâncias auto-reativas e peróxidos orgânicos e também os progressos realizados pelo grupo de correspondência sobre os riscos de explosão de pó, desde a última sessão. Há também um trabalho em andamento para alinhar a seção 9.7 do Anexo 9 (Guia de perigos ao meio ambiente aquático) e o Anexo 10 (Guia de transformação/dissolução de metais e compostos metálicos em meio aquoso) do Purple Book. Algumas correções e adequações referentes aos perigos à saúde humana também serão discutidas, sobretudo referentes aos testes de corrosão/irritação da pele. Os anexos 1 (Codificação das frases de perigo), 2 (Codificação das frases de precaução) e 3 (Uso das frases de precaução) também estão sendo discutidos nas sessões para futuras melhorias.

Alguns documentos de trabalho e documentos informais que serão apresentados durante a sessão podem ser acessados diretamente no site da UNECE (United Nations Economic Commission for Europe).

O GHS vem ganhando força e o número de países em processo de implantação cresce a cada dia. O Subcomitê de especialistas em classificação e rotulagem no GHS trabalha em aprimorar e atualizar o sistema para que este se mantenha sempre adequado às necessidades globais. Baseada nisso, a Intertox possui equipe treinada e capacitada que elabora documentos de segurança atualizados e dentro dos padrões internacionalmente aceitos, assim como ministra cursos e palestras para compreensão e aplicação do GHS.

FONTES:

UNECE. Agendas, Relatórios e Documentos: http://www.unece.org