Santa Catarina sedia reunião sobre produtos perigosos

Pela primeira vez, Santa Catarina sediou a reunião sobre a legislação de transporte de carga perigosa. Nos anos anteriores, o evento era realizado em São Paulo. O gerente de Gestão de Produtos Perigosos da Defesa Civil SC, Almir Vieira, fez o convite e a equipe aceitou o desafio. O evento foi realizado no auditório do FIESC, em Florianópolis, na quinta-feira, 19.

Santa Catarina sedia reuniao sobre produtos perigosos

Em sua terceira edição, o workshop abordou as Atualizações do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos - Resolução ANTT n° 5.232/2016. Também contou com palestras e participantes de todo o Brasil. Apesar de pouco público presente, o diretor da Intertox, Fabriciano Pinheiro, avalia produtivo o trabalho. "Em São Paulo o auditório fica mais cheia, mas não temos tanta interação. Aqui conseguimos abordar os temas e tirar as dúvidas do público e isso é muito proveitoso", comenta.

Atualizações referente a classificação e determinação de n ONU

O objetivo foi apresentar e discutir de modo abrangente as atualizações contidas na Resolução que impactam o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos no país. As apresentações abordaram a sistemática de embasamento das revisões da legislação da ANTT sobre o tema, os principais tópicos da Resolução ANTT n° 420 que sofreram atualizações e os impactos práticos aos expedidores e transportadores de produtos perigosos.

Resolucao ANTT n 5 232 2016 santa catarina florianopolis

Temas abordados

Orange Book, Resolução ANTT n° 5.232/2016 e sistemática de revisão das legislações

Contextualização da atuação do SubComitê de Especialistas em Transporte de Produtos Perigosos da Organização das Nações Unidas (ONU), as revisões do Orange Book e das legislações da ANTT.

Palestrante: Fabriciano Pinheiro

Atualizações referente a classificação e determinação de n° ONU

Apresentar as atualizações da Parte 2 (Classificação) da Resolução n° 5.323/2016, determinação do número ONU e na Relação de Produtos Perigosos.

Palestrante: Fabriciano Pinheiro

Atualizações referente a relação de produtos perigosos

Apresentar a atualizações da Parte 3 da Resolução ANTT nº 5232/16 que abrange a relação de produtos perigosos, provisões especiais, transporte em quantidades limitadas e de embalagens vazias e não limpas.

Palestrante: Márcio A. V. Oliveira

Atualizações referente a homologação das embalagens e procedimentos das operações de transporte

Apresentar a atualizações das Partes 1, 4, 6 e 7 da Resolução ANTT nº 5232/16 que abrange disposições gerais e definições, regras gerais de homologação de embalagens, IBC, embalagens grandes, tanques portáteis e prescrições relativas às operações de transporte.

Palestrante: Gloria S M Benazzi

Atualizações referente aos procedimentos de expedição

Apresentar a atualizações da Parte 5 da Resolução ANTT nº 5232/16 que abrange a identificação dos volumes, artigos e embalagens, a sinalização dos veículos e dos equipamentos de transporte e a documentação exigida.

Palestrante: Márcio A. V. Oliveira

Referências

http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php/ultimas-noticias/6130-santa-catarina-sedia-reuniao-sobre-produtos-perigosos.html