Publicada nova ABNT NBR 7503:2012

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, na última terça-feira (29), a norma ABNT NBR 7503:2012 - Transporte terrestre de produtos perigosos - Ficha de emergência e envelope - Características, dimensões e preenchimento, que revisa a norma ABNT NBR 7503:2008. Segundo documento enviado pela própria ABNT, as novas regras entram em vigor no dia 29 de junho de 2012.

 As principais alterações incorporadas com relação à edição anterior desta Norma (ABNT NBR 7503:2009) são as seguintes : 

- Para os produtos das classes/subclasses 1, 5.2 e 6.2 (exceto ONU3291) e substâncias auto-reagentes da subclasse 4.1 quando não constar o grupo de embalagem na coluna 6 das Relação de Produtos Perigosos (Res. 420/ANTT) o campo "Grupo de embalagem" deverá ser preenchido com a sigla "NA", referente à informação "não aplicável". Para essa exigência foi dado um prazo de 90 dias após data de publicação, ou seja, a partir de 28/08/2012 as fichas de emergências de produtos perigosos que se enquadrem nessas classes devem atender a este item da norma. 

 - o envelope para transporte também poderá ser utilizado para até dois redespachos,  foi incluído  mais dois modelos de frente de envelope um com a inclusão do título "REDESPACHO" e outro com a inclusão do Título "NOVO REDESPACHO". Tendo sido definido como redespacho o ato praticado por qualquer pessoa, organização ou governo, que implique descarregamento e novo carregamento do volume para uma nova expedição.

Análises de risco devem ser realizadas nas operações que envolvam as atividades descritas acima.

A Intertox através de sua equipe especializada atua desenvolvendo trabalhos de avaliação de risco e elaboração de documentos de segurança em conformidade com as normas brasileiras oficiais vigentes.

Para ter acesso a nova ABNT NBR 7503:2012, clique aqui.

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}