Parabéns Técnico e Engenheiro em Segurança do Trabalho pelo seu dia!

O Dia do Técnico e Engenheiro de Segurança no Trabalho é comemorado anualmente em 27 de novembro. A escolha desta data é uma homenagem à lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, responsável por regularizar as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Para a Intertox que tem como foco a minimização dos riscos químicos, esta data é importante dada a extrema importância da atuação dos homenageados nesta atividade!

Tecnico e Engenheiro em Seguranca do Trabalho 2

Para tanto, os Técnicos e Engenheiros em Segurança no Trabalho certificam-se que todas as medidas preventivas para evitar acidentes sejam tomadas, assim como tentam garantir que a saúde dos trabalhadores não seja afetada pelas atividades ocupacionais cotidianas.

Essa profissão remonta à primeira metade do século XX, época de pouca informação, desenvolvimento cultural e escassas políticas de prevenção de acidentes no trabalho, sendo desenvolvida inicialmente por profissionais da saúde, até que foi regularizada em 1985.

Hoje em dia, graças à regulamentação de várias leis, entre elas a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o reconhecimento e capacitação das profissões ligadas as estes setores, o trabalhador desfruta de proteção, prevenção, comunicação e cuidados relacionados às suas atividades ocupacionais cotidianas.

Diante deste breve histórico, a Intertox faz questão de homenagear estes profissionais prevencionistas que lutam diariamente por um maior bem-estar dos trabalhadores pelo mundo!

Referências
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7410.htm