Palestra - Emory Exposome Summer Course - Programa Seminários Intertox

Na terça-feira, dia 12/07, a Intertox realizou palestra sobre tema inédito no Brasil, baseada no trabalho do importante Instituto HÉRCULES – Health and exposome Research Center Understanting Lifetime Exposures, Exposome.

Camilla Colasso - Farmacêutica bioquímica e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP, analista de risco toxicológico da Intertox, esteve no Rollins School of Public Health na University Emory,em Atlanta, para participar de curso no tema. E nos trouxe em primeira mão um overview do assunto.

Exposome é um novo conceito que descreve a “avaliação da medida acumulativa de influências ambientais associadas às respostas biológicas ao longo do tempo de vida”, incluindo exposições a fatores do ambiente, dieta, comportamento, estresse, poluição, produtos químicos, etc.

Hoje, em todo mundo, 2/3 das pessoas morrem de doenças crônicas e essas doenças, em sua maioria, não são genéticas, por isso, para compreender como as doenças ocorrem, o conceito Exposome é empregado para avaliar as exposições que os seres humanos apresentam ao longo de sua vida e, então, mapear o nexo causal para desenvolvimento de diversas doenças crônicas, e compreender suas vias, através da avaliação da exposição a condições e agentes externos.

Essa nova estratégia, abordada e compartilhado pela Camilla, tem o mesmo objetivo da Intertox: Um mundo sem risco químico, toxicológico e ambiental.

É nisso que a Intertox acredita e trabalha com seus profissionais altamente capacitados para auxiliar e implementar melhorias para que o nosso futuro, o futuro das novas gerações seja praticamente sem o contato com produtos químicos.