Intoxicação por acetona cianidrina mata trabalhador no pólo de Camaraçi-BA

Segundo matéria veiculada no Jornal A Tarde OnLine, um funcionário da empresa Acrinor - Acrilonitrila do Nordeste S.A., localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari, morreu depois de inalar ácido acidentalmente na tarde de quarta-feira,19. O funcionário,

experiente, de 57 anos, estava sozinho na hora do acidente e realizava o carregamento de um  isotanque contendo acetona cianidrina (mistura de ácido cianídrico e acetona).

Conforme o relatado no Jornal Correio, após ficar exposto ao produto, o trabalhador começou a passar mal, sentindo fortes dores no corpo e foi socorrido para o PAME (Unidade de Atendimento Médico de Emergência no Pólo), mas não resistiu e morreu em seguida.

Segundo o Banco de Dados de Substâncias Perigosas (HSDB - Hazardous Substances Data Bank), respirar acetona cianidrina (CAS 75-86-5) pode irritar o nariz e  a garganta causando tosse, respiração ofegante e asfixia tóxica. O contato com pele e olhos pode causar irritação. A exposição a altas concentrações pode causar morte súbita. Os sintomas da exposição incluem fraqueza, dor de cabeça, confusão mental, palpitações, perda da conciência, convulsões, náuseas e vômitos. O NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), estabelece como limite de exposição ocupacional recomendado 4mg/m3, que não devem ser excedidos em nenhum momento.

Eventos como este, no domínio da Toxicologia Ocupacional, nos remetem para a importância dos controles: de engenharia, com a finalidade em reduzir a exposição ocupacional; de higiene industrial, com o uso de equipamentos de proteção invividual adequados na proteção do trabalhador; e, sobretudo, no próprio campo da vigilância toxicológica, com o controle das concentrações de produtos químicos na atmosfera respirável versus seus Limites de Tolerância, e os exames laboratorias em material humano para conferência dos Limites de Telorância Biológicos.

Para saber mais a respeito da toxicidade da acetona cianidrina acesse: New Jersey Departament of Health and Senior Services.

Fontes:

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5676008

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/trabalhador-do-polo-inala-acido-e-morre-intoxicado/

http://toxnet.nlm.nih.gov/cgi-bin/sis/search/r?dbs+hsdb:@term+@rn+@rel+75-86-5

http://www.cdc.gov/NIOSH/

http://nj.gov/health/eoh/rtkweb/documents/fs/0007.pdf

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}