Gerenciamento de produtos químicos controlados

Gerenciamento de produtos químicos controlados

O que são produtos controlados?

Os produtos químicos controlados (PQC) são substâncias que apresentam risco potencial à saúde, segurança e ao meio ambiente, e, por esse motivo, são regulamentadas por leis específicas. Esses produtos podem incluir precursores químicos, solventes, reagentes, materiais bélicos, explosivos e outros itens que podem ser utilizados em atividades ilícitas, como a fabricação de drogas, munições e armas químicas.

O sistema de regulamentação desses produtos varia de acordo com o país. No Brasil, o gerenciamento é compartilhado entre a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Exército, que estabelecem normas e diretrizes, tanto federais quanto estaduais, com o objetivo de mitigar o desvio desses produtos para fins ilegais.

Órgãos reguladores

  • Exército: Controla químicos com potencial bélico em nível federal;
  • Polícia Federal: Controla químicos utilizados na fabricação de drogas ilícitas e entorpecentes em nível federal;
  • Polícia civil: Controla químicos com potencial bélico e narcotráfico em nível estadual.

As legislações federais devem ser cumpridas por todos os estados, enquanto as legislações estaduais podem variar conforme a localidade.

Quais são os produtos controlados?

  • Para conferir as substâncias controladas pelo Exército, clique aqui.
  • Para conferir as substâncias controladas pela Polícia Federal, clique aqui.
  • Para conferir as substâncias controladas pela Polícia Civil, clique aqui.

O produto possui substâncias que são controladas, e agora?

O controle de um produto por parte dos órgãos reguladores impacta diretamente sua fabricação, distribuição, utilização e armazenamento. Por isso, é essencial que as empresas possuam a licença adequada para o gerenciamento desses produtos e estejam cientes das exigências da legislação. O não cumprimento pode resultar tanto em multas quanto em outras consequências legais.

Após a emissão da licença do produto pelo órgão regulador competente, é necessário realizar o controle das quantidades (se requisitado pela autoridade), das autorizações, dos procedimentos e de toda a fabricação do produto.

Para saber mais, clique aqui e participe do nosso curso completo de produtos controlados.           

Gerenciamento de produtos químicos controlados