Fabriciano Pinheiro ministrou palestra em evento organizado pela ABIFRA em São Paulo

O especialista em segurança química, Fabriciano Pinheiro, ministrou a palestra "O GHS e os seus impactos na Indústria de Aromas e Fragrâncias"  que visa esclarecimentos sobre o GHS – Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos -  estabelecido pela ONU.

Fabriciano Pinheiro, é há 5 anos, Coordenador da Comissão de Estudos (CE-10:101.05) do Comitê Brasileiro de Química (CB-10/ABNT); é também coordenador do curso de pós-graduação Ciências Toxicológicas e professor de Toxicologia das Faculdades Oswaldo Cruz/SP;  ex-diretor da Sociedade Brasileira de Toxicologia (Biênio 2012-2013); representante do Brasil no Subcomitê de Especialistas das Nações Unidas sobre o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (2014) e atual diretor técnico da Intertox. Fabriciano, considerado referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e gerenciamento do risco químico, ministrou a palestra em evento organizado pela ABIFRA – Associação Brasileira das Indústrias de óleos Essênciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins. O evento tem como público os associados da ABIFRA e aconteceu no Hotel Golden Tower em São Paulo.  A palestra aconteceu no dia 20 de agosto das 14h às 17h com o tema "O GHS e os seus impactos na Indústria de Aromas e Fragrâncias"

A palestra discorreu sobre o GHS (Sistema Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), que versa sobre a determinação e comunicação dos perigos dos produtos químicos, o qual foi estabelecido e publicado pela Organização das Nações Unidas-ONU. No Brasil, o GHS foi incorporado pela Norma Regulamentadora 26 (NR 26) do Ministério do Trabalho e Emprego, e pela NBR 14725, da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

Com base nas exigências legais e ciente da entrada em vigor do GHS no Brasil, a palestra discutiu os impactos e necessidades de adequações que o sistema trará às indústria de aromas e fragrâncias.

 

Segue as fotos da palestra:

{gallery}Palestra_GHS{/gallery}