Estudos mostram que os males do cigarro podem afetar não só os fumantes como também fumantes passivos, principalmente as crianças

Foi divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo o resultado de uma pesquisa a qual indica que 7,5 mil brasileiros morrem em decorrências de problemas causados pelo fumo,e o mais interessante é que, ao contrario do que a grande maioria pensa essas pessoas não eram fumantes, e sim, fumantes passivos.

Um estudo apontou que o fumo passivo mata 603 mil por ano em 192 países, e um pouco menos de 30% desse numero são crianças. No Brasil, esse número não é muito diferente, quase 40% das vitimas de doenças causadas pelo fumo passivo são crianças, sendo que dos 7,5 mil brasileiros afetados por esse mal, 2,8 mil são crianças com menos de 5 anos. As estimativas mostraram que uma em cada quatro crianças tem pai ou mãe fumante, o que gera uma exposição já dentro de casa.
 
Entre as crianças, as principais causas de morte são doenças relacionadas ao sistema respiratório, em especial a pneumonia. Essas crianças ainda correm o risco de ter o desenvolvimento de seus pulmões lentificados, em relação às crianças de lares de não fumantes.

"Especialmente em países pobres ou emergentes, como o Brasil, onde há maior incidência de doenças infecciosas, a combinação com o fumo passivo pode ser mortal", declarou a médica da OMS que liderou a pesquisa, Annette Prüss-Ustün.

Entre os adultos brasileiros que são vitimas do fumo passivo a maior causa de morte são os problemas cardíacos, a asma e o câncer de pulmão também são citados na pesquisa.

"Essas mortes não são difíceis de serem prevenidas, basta que as pessoas tenham consciência de que não devem fumar em locais fechados", afirma Prüss-Ustün.
Outro estudo realizado nos EUA mostrou que agentes carcinogênicos presentes no tabaco foram encontrados na urina de 90% das crianças que moram em uma casa onde pelo menos um dos pais é fumante. A análise de amostras de urina de 70 crianças norte-americanas, de um mês a 10 anos de idade, também mostrou que o nível médio de agentes carcinogênicos presentes foi aproximadamente 8% do nível encontrado nos fumantes.

“Essa descoberta é surpreendente, pois, mesmo que todos os pesquisadores envolvidos no estudo esperassem algum nível de exposição a agentes carcinogênicos, os níveis médios encontrados foram acima do esperado”, disse Janet L. Thomas, professora assistente de medicina comportamental da Universidade de Minnesota e pesquisadora chefe do estudo, em uma publicação da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR).

Dentre outras descobertas, foi apresentada uma correlação direta entre o número de cigarros que os adultos fumam diariamente em casa e o nível de carcinogênicos do tabaco presentes nas crianças. Também se observou que as crianças negras apresentaram os mesmos níveis de carcinogênicos do tabaco presentes na urina, mesmo se os pais fumavam comparativamente menos. Este resultado sugere que elas metabolizam o tabaco de forma diferente.

“Aproximadamente um terço das crianças americanas nos primeiros anos de vida mora em uma casa onde há pelo menos um fumante. Minha preocupação é que os pais e membros da família talvez não entendam por completo o risco que apresentam às crianças”, disse a pesquisadora.

O cigarro é provavelmente a droga licita mais utilizada no mundo. Ainda segundo a OMS, é o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares, o que significa que de 1,3 bilhões de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro. Tantas mortes se devem ao fato de cigarro conter em torno de 4.730 produtos tóxicos, como a nicotina, o alcatrão, agrotóxicos, substâncias radioativas, metais pesados e monóxido de carbono, como ilustrado na figura a seguir.

Algumas dessas substâncias podem ser encontradas no SireTox com maior detalhamento.

Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,criancas-sao-40-das-vitimas-do-fumo-passivo-no-brasil-indica-oms,645694,0.htm
http://delas.ig.com.br/filhos/em+estudo+com+filhos+de+pais+fumantes+niveis+de+carcinogenicos+surpreendem/n1237835352341.html
https://www.intertox.com.br/index.php/br/siretox
{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}