Treinamento Intertox - Armas Químicas - Via Quatro, CCR

No dia 14/12 foi ministrado um treinamento sobre Armas Químicas no Pátio Vila Sônia – Sede Administrativa do CCR, para cerca de 30 colaboradores da Via Quatro.

Esse treinamento, teve como objetivo despertar a conscientização da importância sobre possíveis ataques ou ameaças nas vias ferroviárias, para se ter o planejamento estratégico adequado para intervir numa situação com este possível cenário de risco.

No período da manhã, foi conduzida a parte teórica com apresentação e discussão dos seguintes temas: O que são as Armas Químicas, como são os ataques terroristas (as chamadas guerras irregulares), quais as substâncias utilizadas, qual a gestão num cenário de atentado com armas químicas, etc.

No período da tarde foi realizado um simulado de ataque químico envolvendo vítimas, procedimentos de atendimentos e intervenções necessárias. O responsável por conduzir essa parte prática do treinamento foi o Consul Honorário da República Tcheca – Evandro Trachta, que mantém parceria com a Intertox neste tema. Ele trouxe consigo, para a utilizar na simulação dos ataques, tenda de descontaminação, maca, EPI nível A.

O treinamento foi muito bem recebido e elogiado pelos participantes.

A Intertox firmou uma parceria sólida com o Via Quatro/Grupo CCR que prevê o planejamento de muitas outras ações para o próximo ano, todas vinculadas ao tema do livro publicado pela especialista Camilla Colasso: “Armas Químicas – o mau uso da toxicologia”.