Toxicologia de alimentos: Leite contaminado com formol

O leite é um alimento mundialmente consumido e de suma importância no crescimento e desenvolvimento infantil. Apesar disso, tal alimento tem sofrido diversos tipos de contaminações durante seu processo produtivo.

Assim, marcas reconhecidas no mercado brasileiro, passaram por testes realizados pelo Ministério Público Gaúcho  e foi constatada contaminação com formol em alguns lotes do produto. Segundo este órgão, há suspeitas de contaminação com formol advindo da adição de uréia no leite com a finalidade de disfarçar a água adicionada ao produto para aumentar seu volume.

O formol, conhecido também como formaldeído, metanal, entre outras nomenclaturas, de fórmula molecular H2C=O, é uma substância química bastante perigosa à saúde e segurança dos consumidores. É utilizado principalmente como preservativo, desinfetante e antisséptico, além de outros usos menos difundidos. Esta substância é corrosiva à pele, olhos e trato gastrointestinal, sensibilizante respiratório e à pele, carcinogênico (podendo provocar câncer de boca, narinas, pulmão e traquéia), mutagênico, tóxico agudo por meio da ingestão ou em contato com a pele e provoca danos ao sistema nervoso central e órgãos respiratórios por exposição única e repetida. Além destes efeitos, também apresenta potencial perigo agudo ao meio ambiente.

Devido à comprovação da contaminação do leite, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACOM), do Ministério da Justiça, informou que os lotes adulterados devem ser recolhidos.
Frente a mais um caso de contaminação de produtos dentro das indústrias, podemos perceber que é necessário dar maior importância ao controle de qualidade interno, principalmente no caso de produtos alimentícios.

Referências
Autor indisponível. “Procon notifica LBR por leite contaminado”. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/procon-notifica-lbr-por-leite-contaminado. Acesso em: 22/04/2014.

Autor indisponível. “LBR divulga lotes de leite suspeitos de contaminação por formol”. Disponível em:http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/03/lbr-divulga-lotes-de-leite-suspeitos-de-contaminacao-por-formol.html. Acesso em: 22/04/2014.

BELVISO, T. I. Os perigos do uso inadequado do formol na estética capilar. RevInter, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 79-80, fev. 2011.

INHESTA, S.; “Parmalat e Líder farão recall de 300 mil caixas de leite com formol”. Disponível em:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,parmalat-e-lider-farao-recall-de-300-mil-caixas-de-leite-com-formol,1155755,0.html.

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}