Toxicologia: Blog do Ciave divulga a Toxicologia

ciave1

O Centro de Informações Antiveneno – CIAVE, da Bahia, instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na cidade de Salvador, rua Silveira Martins, bairro do Saboeiro, telefone (71)3387.4343, e-mail: ciave.bahia@saude.ba.gov.br, endereço na Internet: www.saude.ba.gov.br/ciave , blog: http://ciave-ba.blogspot.com/, é uma das instituições pioneiras no Brasil na luta contra as intoxicações e fez escola com várias de suas iniciativas, que se propagaram pelo território brasileiro, como a do curso anual de formação de estagiários e profissionais em aspectos da Toxicologia e da Toxicologia de Emergência.

 

Criado em agosto de 1980, pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, o Ciave é referência nacional na área de Toxicologia, e foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para os países em desenvolvimento. Atua na orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes intoxicados, além de realizar análises toxicológicas de urgência, identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas, manutenção e distribuição de antídotos e de soros antipeçonhentos para a rede pública estadual.

 

Recentemente o Ciave comemorou 30 anos de atividade ininterrupta, durante os quais prestou uma sólida página de utilíssimos serviços não apenas ao povo baiano, mas a todo o Brasil. Na oportunidade, pudemos nos reunir aos muitos que, devidamente, foram homenagear o Centro e um pouco desse fato pode ser constatado no artigo Toxicologia e o futuro, publicado na revista Revinter.

 

E prosseguindo na linha atenta de bem servir a toda a comunidade, disseminando informações e estatísticas em Toxicologia, o Ciave, em seu blog, tem divulgado, dentre outras, matérias publicadas no Portal da Intertox, o que muito nos honra e mais ainda nos responsabiliza. Mas também nos encanta e motiva, para que juntos, prossigamos em nossa cruzada por uma vida saudável e livre o quanto possível do risco tóxico.

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}