Tecidos sustentáveis: Entenda a sua importância

Tecidos sustentáveis: Entenda a sua importância

O desejo de levar um estilo de vida sustentável está em alta e a busca por uma vida mais verde se estende a uma variedade de aspectos da vida, desde uma direção mais limpa até a redução do desperdício de alimentos. No entanto, mudar para tecidos sustentáveis ​​é uma das melhorias mais significativas que qualquer pessoa pode fazer. E se for importante para o público, as empresas devem aprender a adotá-lo também.

Seja trabalhando em moda, em grandes lojas, design de móveis ou qualquer outra indústria onde tecidos e têxteis são usados ​​regularmente, fazer a transição para tecidos sustentáveis ​​deve ser uma prioridade. Dadas as aplicações generalizadas nos setores industrial, doméstico e automotivo, a maioria das empresas está começando a efetuar essas mudanças no seu sistema.

O QUE É UM TECIDO SUSTENTÁVEL?

Em suma, tecidos sustentáveis ​​são tecidos e materiais que são projetados para reduzir os impactos negativos causados ​​ao planeta. No entanto, a definição de sustentabilidade deve se estender a três áreas:

  • Sustentabilidade ambiental: refere-se ao uso de materiais e recursos que ajudarão a preservar a terra e reduzir a pegada de carbono.
  • Sustentabilidade social: isso significa usar tecidos enfeitados e fabricados sem o uso de práticas exploradoras. 
  • Sustentabilidade econômica: abrange práticas que podem ser seguidas sem criar produtos que as pessoas no território geográfico não podem pagar.

O tecido sustentável causa menos (ou nenhum) dano ao meio ambiente ou à sociedade ao longo de seu ciclo de vida, fabricação e descarte subsequente. Eles geralmente são feitos de materiais naturais ou reciclados. Embora nenhum material seja 100% sustentável, os benefícios de adotar melhores escolhas de tecido serão mostrados com resultados imediatos e duradouros.

QUAIS SÃO ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DO TECIDO SUSTENTÁVEL?

Benefícios ambientais

O benefício óbvio é que a escolha de materiais naturais e recicláveis ​​reduzirá sua pegada de carbono. Dado o lixo global de 1,3 bilhão de toneladas a cada ano, as marcas têm uma enorme responsabilidade, pois usam muito mais materiais do que os consumidores individuais. Se já estiver usando energia mais verde e ideias relacionadas, os tecidos sustentáveis ​​devem ser o próximo passo.

Produtos duradouros

Embora algumas fibras sintéticas também sejam duráveis, elas produzem mais desperdício de energia e poluição. O uso de tecidos sustentáveis ​​não só proporciona durabilidade, mas também significa melhor valor para a empresa para os materiais usados ​​internamente e para o consumidor. Isso reduz ainda mais o impacto negativo sobre o meio ambiente.

Além de materiais projetados para promover a sustentabilidade, as empresas podem usar estoque morto. Este é um tecido recuperado que é essencialmente material restante de outros fabricantes. Salvar isso do aterro pode ser uma das melhores maneiras de reforçar as práticas ecológicas.

É muito importante que as empresas revejam a sua maneira de utilizar os tecidos, pois transformar o mundo em um lugar mais sustentável e limpo é dever de todos nós!

intertox

intertox

0 Comentários

Seu comentário: