Saiba mais sobre a atualização da norma ABNT NBR 7503

No dia 06 de abril de 2018, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a Emenda 1:2018 da NBR 7503. Essa atualização, em conjunto com a ABNT NBR 7503:2017, equivale à ABNT NBR 7503:2018.

A norma ABNT NBR 7503 contém as exigências e obrigações para o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, Ficha de Emergência e Envelope de Transporte, com detalhamento de características, dimensões e preenchimento dos documentos de segurança.

A atualização da ABNT NBR 7503 alterou somente dois tipos de informações:

  • ·A “Descrição da classe ou subclasse de risco”: deve ser preenchida com a definição (nome) da classe ou subclasse de risco do produto perigoso, porém, a emenda tornou opcional o preenchimento com as “descrições reduzidas”, ou seja, passa a ser permitido colocar somente parte da descrição da definição da classe 9 e subclasse 4.1;
  • ·E nas subseções da norma que citavam exemplos de empresas que atuam em caso de emergências, que constam no verso da Ficha de Emergência e na frente do Envelope para o transporte. Os nomes das empresas foram retirados, o que não altera em nada o tipo de informação fornecida.

Essa atualização não impacta no conteúdo ou preenchimento das Fichas de Emergência e Envelopes de Transporte usados atualmente. Portanto, se estes documentos foram alterados conforme a última publicação da norma (ABNT NBR 7503:2017), não há necessidade de mudanças por conta da publicação da Emenda atual.

Referências: