Revinter obtém prefixo próprio de DOI

Em outubro a Revinter (Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade) estará lançando o terceiro e último número do ano de 2016, completando nove volumes. Desde sua primeira publicação a Revinter tem como objetivo a expansão do conhecimento científico relevante de forma aberta, dando oportunidade para todos os tipos de pesquisadores divulgarem suas pesquisas, ensaios e artigos. Sempre buscando atingir o maior número possível de leitores, há dois anos foi iniciado um árduo projeto de profissionalização do periódico, desde sua hospedagem na plataforma OJS (Open Journal System), classificação Qualis Sucupira pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), até a criação, atualização e gerenciamento de suas diretrizes para autores e avaliadores segundo os critérios de bases indexadoras como a SciELO.

Em continuação à esse trabalho, é com alegria que anunciamos que a Revinter, a partir do número 3 desse ano, obteve seu prefixo próprio com a CrossRef, garantindo que todos os próximos artigos a serem lançados contarão com DOI (Digital Object Identifier).

O DOI é um número atribuído para objetos garantindo sua identificação persistente no ambiente digital da internet. Ele fornece um link permanente de rede que sempre remeterá informações atualizadas sobre o objeto, garantindo que ele sempre esteja acessível. Sua atribuição para artigos publicados em periódicos é essencial, já que, muitas vezes revistas são suspensas ou terminadas por diversos motivos, e seu conteúdo é perdido (ainda mais quando lidamos com periódicos digitais, armazenamento em nuvem, e hospedagens sem garantias). A atribuição do DOI ao artigo faz com que ele possa ser acessado sempre independente do periódico.

O DOI é um sistema consolidado pela IDF (International DOI Fundation) e por agências de registro de DOI, entre elas a CrossRef, atuante no contexto de publicações acadêmicas.

Através de um acordo estabelecido entre a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) e a CrossRef, o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia)  facilitou a aquisição de prefixos e depósito de DOI, garantindo a filiação a CrossRef com anuidade gratuita para periódicos sem fins lucrativos, como é a Revinter.

Essa é mais uma conquista para a Revinter e para a Intertox, sua instituição mantenedora. Com pequenos passos, estamos traçando nosso próprio caminho no compartilhamento da informação científica especializada em pelo Brasil e o mundo.

Confira nossa revista: http://revistarevinter.com.br/index.php/toxicologia

Esclareça suas dúvidas com nossa bibliotecária: a.camera@intertox.com.br

Referências
http://www.ibict.br/
http://www.capes.gov.br/
http://www.abecbrasil.org.br/novo/
http://www.crossref.org/