Revinter inscrita no Sistema Qualis da CAPES

A Revinter – Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade – é um periódico científico de acesso aberto, quadrimestral (meses de fevereiro, junho e outubro), arbitrado, publicado pela parceria Intertox-Ecoadvisor, São Paulo, SP, Brasil e classificado na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq em Ciências Biológicas - 2.10.07.00-4 – Toxicologia.

Sua missão é divulgar a produção científica da Toxicologia, Meio Ambiente e Sociedade, estimulando as contribuições criativas e inéditas do trabalho acadêmico, de pesquisa e do meio empresarial, tanto de autores nacionais como estrangeiros, contribuindo para a discussão e o desenvolvimento do conhecimento nestas áreas.

A Revinter tem como objetivos: (a) contribuir para o aumento da produção de conhecimento das comunidades acadêmica e profissional de Toxicologia; (b) servir como canal adequado para veicular avanços conceituais, tecnológicos e de experiências empresarial e profissional; (c) estimular a difusão de conhecimentos que promovem atitudes voltadas ao aumento de competitividade das organizações.

Seu foco está na publicação de contribuições científicas no campo das Ciências Toxicológicas, com ênfase em todos os aspectos do gerenciamento dos riscos químico e toxicológico que tenham repercussão sobre o meio ambiente e a sociedade. Além dos números regulares, a Revinter pode editar edições especiais monotemáticas, que abordem temas relevantes que possuam interface com a toxicologia e a sustentabilidade socioambiental.

A Revinter aceita a submissão de contribuições de profissionais e pesquisadores de todas as áreas envolvidas com as Ciências Toxicológicas, como as seguintes especialidades, entre outras: Biossegurança; Contabilidade Social e Ambiental; Direito Ambiental; Economia Ambiental; Farmacoepidemiologia; Fármaco-toxicologia; Planejamento Ambiental; Química Ambiental; Resíduos Sólidos, domésticos e industriais; Segurança Alimentar; Sociologia da Saúde; Toxicidade de resíduos de praguicidas; Toxicologia Ambiental; Ecotoxicologia; Toxicologia da Reprodução e do Desenvolvimento; Toxicologia de Alimentos; Toxicologia Forense; Toxicologia Ocupacional; Toxicologia pré-clínica e clínica; Toxicologia Social. As diferentes seções da Revinter são: Toxicologia; Ecotoxicologia; Sustentabilidade e Sociedade. As contribuições são publicadas na forma de:Artigos originais; Comunicações; Ensaios; Informes; Opinião; Revisões.

Os originais submetidos para publicação na Revinter, em Português, Espanhol ou Inglês, serão aceitos para análise pressupondo-se que: (a) sejam exclusivamente inéditos; (b) todas as pessoas listadas como autores tenham aprovado o encaminhamento; (c) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação; (d) as opiniões emitidas pelos autores sejam de sua exclusiva responsabilidade. O Comitê Editorial faz uma análise preliminar quanto à pertinência e/ou adequação da submissão ao escopo da Revinter. As contribuições recebidas são submetidas à apreciação de dois membros do Conselho Editorial, dentro de suas especialidades. Em caso de empate, um terceiro membro será convidado. A análise é assessorada, quando necessário, por Avaliadores ad hoc. O resultado do parecer do Conselho Editorial é comunicado aos autores, sob anonimato, obedecendo-se o procedimento conhecido por sistema duplo-cego. A Comissão Editorial procederá as alterações de ordem puramente formal, ortográfica e gramatical, visando a manutenção do padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, os autores serão notificados e encarregados de fazê-las.

A Revinter adota a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

O esforço permanente do grupo que lidera a Revinter resultou em seis anos de publicações ininterruptas até aqui, tendo-se atingido o total de 19 números, com 157 artigos publicados e 195 autores. Desde o lançamento de seu primeiro número, em outubro de 2009, a Revinter já registrou, no total, 257.934 downloads, com média mensal de 3582 downloads.

Isso tudo somado possibilitou que a Revinter fosse incluída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), na classificação do Sistema WebQualis. O Qualis é um sistema de avaliação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Brasil que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C). A classificação possui atualização anual e segue uma série de critérios definidos pela CAPES, que inclui o número de exemplares circulantes, número de bases de dados em que está indexado, número de instituições que publicam na revista.

Conforme se pode consultar no endereço da internet http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam, a Revinter encontra-se incluída como transcrito abaixo:

Sistema Qualis da CAPES 123

Tal fato gera novo alento e força propulsora para que a Intertox-Ecoadvisor e todo o corpo de profissionais envolvidos com a Revinter renovem suas forças e a determinação de prosseguir levando adiante essa cruzada pela divulgação do conhecimento e geração de oportunidade para a publicação dos autores brasileiros.