RETP no 28º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul

Nesta terça-feira a Intertox participou do 28º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Sul, em Criciúma - SC, com uma palestra sobre o Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP).

O fórum foi marcado pela inovação tecnológica, qualidade total na fabricação e distribuição de tintas e insumos químicos, também pela expansão do mercado de tintas em território nacional.

A Intertox apresentou o RETP como uma ferramenta de controle de substâncias químicas potencialmente perigosas e de melhoria de processos na indústria de tintas. Ao inventariar poluentes a empresa confia onde dedicar recursos para qualidade da saúde humana e do meio ambiente.

Novas propostas do Ministério do Meio Ambiente e Ibama para o RETP foram discutidas, assim como todos os benefícios de suas implicações: sócio-governamentais, econômicos, operacionais e regulatórios.

Um exemplo didático da implementação do RETP chamou a atenção dos participantes, que projetaram o mapeamento de substâncias químicas em suas atividades cotidianas e puderam comparar os procedimentos de quantificação da emissão e transferência de poluentes “per capita” com aqueles desenvolvidos dentro da indústria.

O RETP se enquadra no contexto da produção sustentável e ampliação da eficiência na fabricação de tintas. Ansiamos o uso dos dados e informações do inventário de substâncias químicas no dia a dia da gestão empresarial de indústria de tintas.