Paraná terá plano integrado para emergências ambientais

Em nota publicada pelo governo do estado do Paraná em 28/01/2014, um plano de ações integradas de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), com foco principal na proteção de recursos hídricos, terá sua implantação iniciada a partir de fevereiro.

Em junho de 2004, o Decreto do Presidente da República nº 5.098 criou o Plano Nacional P2R2, estabelecendo tratativas para a prevenção a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e visando o aprimoramento do sistema de resposta a emergências no país.

 

Assim, o projeto define uma Comissão do P2R2, envolvendo diversos órgãos e instituições estaduais, a qual deverá estabelecer protocolos de atendimento a emergências químicas e ambientais, baseados em normas e regulamentos técnicos da National Fire Protection Association (NFPA).

Os recursos naturais do Paraná foram prejudicados por vários acidentes químicos nos últimos anos. Quando estes acidentes químicos atingem grandes áreas provocam prejuízos ambientais graves, como por exemplo, contaminação de mananciais de água, incêndios florestais e morte de peixes.

 

REFERÊNCIAS, NOTAS OU LINKS

NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY. International Chemical Safety Cards. Disponível em: http:/www.cdc.gov/niosh/. Acesso em: jan. 2014.

Decreto do Presidente da República nº 5.098, de 3 de junho de 2004.

{loadmodule mod_convertforms,InterNews}