InterTox realizará curso de FDSR (Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos) e rotulagem de resíduos

Nos próximos dias 29 e 30 de março, a InterTox promoverá o curso “Interpretação e aplicação da norma ABNT NBR 16725 – Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) e Rotulagem” com o apoio do CRQ-IV região, em São Paulo/SP.

O treinamento tem o objetivo de aprofundar o conhecimento de profissionais envolvidos em gestão segura de resíduos químicos, para o melhor entendimento e aplicação da ABNT-NBR 16725, que define um modelo para a elaboração e preenchimento de uma Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR), como também, as informações de segurança a serem incluídas na rotulagem de um resíduo químico perigoso.

O curso fundamenta-se na nova publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No dia 06/01/2011, a Associação publicou a norma NBR 16725 Resíduo químico – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente – Ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) e rotulagem. As empresas químicas terão 18 meses, contados da entrada em vigor, para se adequarem à Norma, e durante este período seu uso é opcional. Passado os 18 meses, ou seja, a partir de 06/07/2012, as fichas e os rótulos de resíduos químicos passarão a ser obrigatórios e deverão ser elaborados de acordo com esta Norma.

Frente a essa nova necessidade, a Intertox buscou com o curso introduzir esse novo conceito e aprimorar os conhecimentos dos profissionais envolvidos em gestão segura de resíduos químicos.

O assunto, que ainda é muito recente, costuma gerar muitas dúvidas e discussões produtivas para os interessados no setor.

O curso será realizado na sede do Conselho Regional de Química – IV região, Rua Oscar Freire, 2.039 – Pinheiros - São Paulo/SP, das 8h30 às 17h30.