InterTox realiza curso de Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) e rotulagem

No dia 18 de agosto de 2011, a InterTox realizou o curso “Interpretação e aplicação da norma ABNT-NBR 16725 – Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos (FDSR) e rotulagem” no CRQ-IV (Conselho Regional de Química 4ª Região), em São Paulo/SP. O treinamentofoi ministrado pelo Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro e pela Profa. Esp. Aretha Sessa Rodrigues, respectivamente Diretor e Analista da Unidade de Gereciamento do Risco Toxicológico da Intertox.

Curso “Interpretação e aplicação da norma ABNT-NBR 16725 – Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos (FDSR) e rotulagem"

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou no dia 06/01/2011 a norma NBR 16725 Resíduo químico – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente – Ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) e rotulagem. As empresas químicas terão 18 meses, contados da entrada em vigor, para se adequarem a Norma, e durante este período seu uso é opcional. Passado os 18 meses, as fichas e os rótulos de resíduos químicos deverão ser elaborados de acordo com esta Norma.

Frente a essa nova necessidade a Intertox buscou com o curso introduzir esse novo conceito e aprimorar os conhecimentos dos profissionais envolvidos em gestão segura de resíduos químicos, além de melhorar seu entendimento sobre a aplicação da norma ABNT-NBR 16725. Essa norma define um modelo para elaboração e preenchimento de uma Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos (FDSR), como também, as informações de segurança a serem incluídas na rotulagem de um resíduo químico.

O assunto, que ainda é muito recente, gerou muitas dúvidas e discussões produtivas para os interessados no setor.

Participaram do curso membros da equipe InterRisk que é a unidade de Gerenciamento de Risco Toxicológico da Intertox como forma de aprofundar o conhecimento técnico-científico sobre o assunto e as empresas participantes foram:

Inbra Indústrias Químicas Ltda.

Oldflex Comercio e Distribuição Ltda.

BIOFRAGANE PRODUTOS QUIMICOS LTDA

Contech Produtos Biodegradáveis Ltda.

Grace Brasil Ltda.

Komatsu do Brasil Ltda.

D’Altomare Quimica Ltda

KRONES DO BRASIL LTDA

HI-TECH TINTAS SA

GE Healthcare Life Sciences do Brasil

GE WATER & PROCESS TECHNOLOGIES DO BRASIL LTDA.

Braskem S.A

Gerdau Aços Longos S/A

SCMM SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LTD

Aggio & Silva Ltda

AkzoNobel Ltda

Interação Resíduos Ltda.

Indax

VALE S/A

A Intertox, por meio de sua equipe especializada e capacitada, ministra também treinamentos e palestras que abordam a compreensão, adequação e aplicação do sistema GHS (Globally Harmonized System); sobre a interpretação e aplicação da norma ABNT – NBR 14725 – Classificação de produtos pelo sistema GHS, elaboração de FISPQ e rótulo; sobre a determinação do número ONU e elaboração de FE (Ficha de Emergência) e envelope; como também, a incorporação do sistema GHS no gerenciamento de risco de indústrias químicas.

Para saber mais detalhes sobre nossos cursos, como datas, valores e outras informações, contate-nos por telefone/fax: (11) (11) 3868-6970 ou e-mail: treinamento@intertox.com.br