Intertox no Informativo SINPROQUIM

No dia 1º  de setembro, foi realizada no Sindicato a Palestra “Importância da Gestão Segura de Produtos Químicos nas Empresas” – SINPROQUIM,  ministrada pelo Prof. MSc. Fabriciano Pinheiro, nosso Diretor Técnico. A abertura da palestra foi realizada pela Glória S. M. Benazzi - Engenheira Química e Consultora do SINPROQUIM.

A segurança química possui diversas definições, mas nada mais é do que a utilização consciente e racional dos produtos químicos. A segurança química é uma ciência, embasada numa metodologia reconhecida, para prevenção da possibilidade da ocorrência de uma perda ou dando, ou seja, de riscos, seja na etapa de transporte do produto, manuseio pelos colaboradores, fabricação ou armazenagem de novos produtos. Sem esquecer da importância do descarte correto dos produtos também.

Fabriciano Pinheiro informou sobre as quatro etapas no processo de avaliação do risco químico:

1- Identificação do perigo

2- Avaliação da relação dose-resposta

3- Avaliação da exposição

4- Caracterização do risco

E para a realização de cada uma dessas etapas é de suma importância de que hajam profissionais qualificados nas empresas, com conhecimentos específicos para realização dos estudos dos possíveis perigos e riscos de substâncias e misturas, para evitar danos seja na etapa de fabricação quanto na etapa de aplicação do produto.

Também abordou, ao longo da palestra, sobre os sistemas de classificação de perigos de produtos químicos,GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), transporte de produtos perigosos, FISPQ, Rótulo, Ficha de Emergência, FDSR, controle de exposição, as ações de minimização dos riscos, legislação e obrigatoriedade.

A palestra como sempre foi sucesso, com boas repercussões devido o tema muito interessante e importante para as empresas que lidam direta ou indiretamente com produtos químicos; e ainda recebeu uma matéria especial no Informativo da SINPROQUIM muito bem escrita.

Referências
Fonte: Informativo SINPROQUIM, Canal da Indústria Química Paulista, Nº 150 - setembro/outubro de 2016.