InterTox ministrará curso sobre Determinação de número ONU e elaboração de ficha de emergência para transporte

O transporte é uma inevitável e constante situação de exposição aos produtos químicos, para tanto, existem legislações e normas que classificam e comunicam os perigos e conseqüentes riscos destes produtos. O perigo do produto químico (número ONU) é definido com base nos critérios estabelecidos pela Resolução n°. 420 de 2004 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A comunicação desses perigos é transmitida pela Ficha de Emergência e o Envelope que, por sua vez, são documentos obrigatórios para o transporte terrestre de produtos perigosos e devem acompanhar a carga do produto durante todo o seu deslocamento. Esses documentos são normalizados pela NBR 7503 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Frente a essa necessidade, a Intertox promoverá a 9ª edição do curso “Determinação de número ONU (Resolução 420:2004-ANTT) e elaboração de Ficha de Emergência e Envelope (norma ABNT-NBR 7503)”, em parceria com o Conselho Regional de Química – IV Região, sede na cidade de São Paulo, nos dias 17 e 18 de setembro, das 8:30h às 17:30h.

O curso fundamenta-se no estudo das exigências da norma 7503 e aplicação dos critérios de classificação estabelecidos pela Resolução n°. 420/04 - ANTT, e possibilitará a capacitação dos participantes para classificação e identificação do número ONU adequada, assim como confecção da ficha de emergência de acordo com os requisitos e instruções para preenchimento conforme estabelecido pela NBR 7503.  

Para maiores informações contate: (11) 3868-6970 ou treinamento@intertox.com.br