Intertox ministra curso sobre Toxicologia no "V Congresso ANDAV"

No dia 18 de agosto de 2015, o prof. MSc. Carlos Eduardo Matos, gerente de projetos da Intertox, ministrou mini-curso sobre “Bases da Avaliação de Risco Toxicológico e do peso de evidências” no V Congresso ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários

O V Congresso ANDAV – Fórum & Exposição iniciou em (17/08) e reuniu os principais envolvidos na cadeia brasileira de distribuição de insumos agropecuários. A cerimônia de abertura foi marcada pela entrega da carta aberta da ANDAV com reivindicações do setor para o Governo Federal, incluindo o combate aos produtos ilegais que colocam milhões de pessoas em risco.

A plenária reuniu mais de 900 pessoas entre autoridades, agentes financeiros, órgãos públicos, além de executivos de empresas nacionais e internacionais focadas nos mercados de fornecimentos de insumos, como adubos, defensivos, fertilizantes, nutrição animal, nutrição foliar, saúde animal e sementes, fornecedores de soluções para agricultura de precisão.

O mini-curso abordou o arcabouço conceitual, teórico e metodológico da Toxicologia com base para o uso seguro de agroquímicos, com tópicos de toxicocinética, toxicodinâmica, avaliação da toxicidade e do comportamento ambiental, etapas da avaliação de risco, aspectos voltados para a percepção de riscos, análise do peso de evidências e outros no contexto de agroquímicos. O evento contou com a participação de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Considerando a complexidade do entendimento do risco toxicológico, conclui-se o louvável papel da associação em promover a capacitação de recursos humanos em conhecimentos de Toxicologia, um dos pilares para o gerenciamento seguro de qualquer produto químico. 

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}