GHS: Realizada reunião do Subcomitê de Experts em GHS - ONU

Foi realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2014, em Genebra, a 28ª reunião do Subcomitê de Experts no Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) da ONU.

A reunião reuniu mais de 80 profissionais de diversos países e organizações mundiais, como OECD, OIT, OMS, entre outras.

O Brasil foi representado nesta reunião pelo Sr. Roque Puiatti, do Ministério do Trabalho e Emprego, chefe da delegação, e Sr. Fabriciano Pinheiro, coordenador da Comissão de Estudos sobre GHS da ABNT; também esteve presente na reunião o Sr. José Antônio Galves, da Federação das Indústrias de Tintas e Vernizes do Mercosul.

Durante as reuniões foram discutidos , tais como:

  • Inclusão e alteração dos critérios de classificação (como corrosividade, nanomateriais, perigo por aspiração, poeiras explosivas etc)
  • Comunicação de perigo (rótulo de pequenas embalagens, frases de precaução etc)
  • Implementação do GHS (situação nos países, lista única de substâncias classificadas etc)
  • Projeto de implementação do GHS para os países e programa de capacitação
  • Outros assuntos.

Na parte final da reunião foi realizada a eleição do presidente e vice-presidente do subcomitê para o biênio 2015-2016, definida a data da próxima reunião, que ocorrerá entre 29 de junho e 01 de julho de 2015, como também, consolidado o draft do programa de trabalho para o próximo biênio..