Carreta com solvente inflamável tomba em duas rodovias em MG

Uma carreta bitrem carregada com xileno tombou no início da noite de sexta-feira (25/fev), na BR-116, próximo ao entroncamento das BR-262, em Realeza, distrito de Manhuaçu, na Zona da Mata de MG.

De acordo com o Corpo de Bombeiros ninguém ficou ferido no acidente, porém houve um princípio de incêndio que foi controlado. Ainda segundo os militares, há um vazamento do produto, que não teve como ser contido, de forma que o solvente está escoando em um bueiro, e há risco de o produto contaminar a água do Rio Manhuaçu, que abastece o município com o mesmo nome.

 

O Xileno é um solvente inflamável (classe 3), incolor de estado líquido que geralmente é utilizado para a fabricação de resinas, tintas e vernizes. É um produto perigoso e possui número próprio 1307 de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Tem uma mobilidade moderada no solo e acumula vapores inflamáveis em ambientes confinados.

Quando exposto indevidamente, tem como principal efeito toxicológico a irritação nos olhos, pele e membranas mucosas. Quando ocorre sua ingestão, este pode causar fibrilação ventricular, toxicidade hepática e renal reversível, depressão do SNC, sensação de queimação na garganta e no estômago e vômitos.

Fontes:

Globo.com. http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/02/carreta-com-solvente-tomba-e-interdita-duas-rodovias-em-mg.html. Acesso em: 28/02/2011

WebWISER. http://webwiser.nlm.nih.gov/getHomeData.do.ta-duas-rodovias-em-mg.html. Acesso em: 04/03/2011

HSDB (HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK. http://chem.sis.nlm.nih.gov/chemidplus/ProxyServlet?objectHandle=DBMaint&actionHandle=default&nextPage=jsp/chemidlite/ResultScreen.jsp&TXTSUPERLISTID=0001330207. Acesso em: 04/03/2011
{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}