Ano Internacional da Química

Escrito por Thiago Iorio Belviso | 28 Janeiro 2011                                            
A cerimônia de abertura realizada nos dias 27 e 28, em Paris, marcou o início da comemoração do Ano Internacional da Química (AIQ 2011). O AIQ 2011 é uma iniciativa da IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada, e da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 

Ela envolve sociedades químicas, acadêmicas e instituições mundiais, e depende de iniciativas individuais para organizar atividades locais e regionais. Esta celebração evidencia as conquistas no mundo da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade. Sob o tema unificador "Química nossa vida, nosso futuro", o AIQ 2011 oferecerá uma variedade de atividades interativas, divertidas e educativas para todas as idades. O Ano da Química destina-se a chegar a todo o globo, com oportunidades de participação pública a nível local, regional e nacional.

Os objetivos são aumentar o reconhecimento público da química no mundo e suas necessidades em encontros e reuniões, para incentivar o interesse na química entre os jovens e para gerar entusiasmo para o futuro criativo da química. O ano de 2011 coincide com o 100º aniversário do Prêmio Nobel concedido a Madame Marie Curie, uma oportunidade para celebrar as contribuições das mulheres para a ciência. O ano também será o do 100 º aniversário de fundação da Associação Internacional das Sociedades de Química, proporcionando uma oportunidade para destacar as vantagens da colaboração científica internacional.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi a primeira entidade a tomar iniciativas para celebrar o AIQ. Além de ter feito, em 2009, um concurso para escolha de um logotipo regional para o evento que, como na imagem acima, será usado ao lado do logotipo internacional, definido pela Iupac, a SBQ também criou um portal (www.quimica2011.org.br), que reúne a programação das atividades que serão desenvolvidas por ela e por outras entidades, além de tornar disponíveis entrevistas, material científico e informações sobre a química. O portal possui uma seção chamada “QUID+”, voltada para o público infantojuvenil, que apresenta uma série de curiosidades (como as bactérias usadas para combater ferrugens), entrevistas e atividades de entretenimento, como caça-palavras.

Com o lançamento da campanha, o CRQ-IV dará prosseguimento ao trabalho que vem fazendo este ano junto com a SBQ, Abiquim e outras entidades científicas, empresariais e de profissionais. Os temas previstos na campanha seguirão a linha recomendada pela Iupac: lembrar que a química é fundamental para nosso entendimento do mundo e que as transformações moleculares são vitais para a produção de alimentos, medicamentos, combustíveis e produtos manufaturados extraídos da natureza.

E para que se complete o ciclo de maneira inteligente e sadia, deve-se comemorar esse ano internacional e todos os magníficos avanços da Química, sem dúvida, mas, ao mesmo tempo, esticar os olhos para a Toxicologia a fim de que ela nos sinalize sobre a segurança de emprego do que a Química vai competentemente desenvolvendo.

Fontes: 

http://www.chemistry2011.org/about-iyc/introduction

http://www.crq4.org.br/default.php?p=informativo_mat.php&id=950

{loadmodule mod_convertforms,InterNews}