Papa Francisco volta a chamar atenção para a questão ambiental fixando o 1º. de setembro como Dia Mundial de Prece pelo Cuidado com a Criação

Ainda sob o forte e positivo impacto mundial da encíclica Laudato si «LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor», o papa Francisco, estabeleceu, na segunda-feira (10), para os católicos, um “Dia Mundial de Prece pelo Cuidado com a Criação”.

A iniciativa, que já alcança ampla repercussão em todo noticiário nacional e internacional (veja a relação abaixo), pretende que tal dia (todo 1º. de setembro), seja comemorado pelos 1,2 bilhão de católicos romanos. Trata-se de novo e mais recente ato de Francisco para destacar as preocupações ambientais antes da importante reunião de cúpula da ONU sobre as mudanças climáticas em dezembro em Paris.

“Como cristãos, desejamos contribuir para resolver a crise ecológica pela qual passa a humanidade atualmente”, disse Francisco em carta a dois cardeais do Vaticano cujos departamentos lidam com questões de justiça, paz e união cristã.

Além disso, o 1º de setembro é também o dia de proteção do meio ambiente para os cristãos ortodoxos, o que confere ao gesto do Papa um simbolismo adicional nas relações entre as ramificações ocidental e oriental do cristianismo.

Para Sua Santidade, o dia, a ser realçado por eventos em todas as dioceses católicas do mundo, propiciará aos católicos “uma oportunidade adequada para reafirmar sua vocação pessoal para serem condutores da criação” e para “agradecer a Deus pelo maravilhoso trabalho que ele confiou aos nossos cuidados, e para implorar a ajuda dele na proteção da criação, assim como seu perdão pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos.”

O pontífice deseja que a encíclica Laudato si (que já abordamos em notícia anterior) e outras iniciativas da Igreja influenciem a cúpula da ONU em Paris, em dezembro, cuja meta é atingir um entendimento para o combate às mudanças climáticas frente aos fracassos passados.

http://www.theguardian.com/environment/2015/aug/10/pope-creates-global-prayer-day-for-the-environment

http://www.la-croix.com/Religion/Actualite/Le-1er-septembre-sera-Journee-mondiale-de-priere-pour-la-protection-de-la-creation-2015-08-10-1343040

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2015/08/11/118009-papa-estabelece-dia-anual-de-cuidado-com-meio-ambiente-para-os-catolicos.html