Acidente com derramamento de produtos químicos na Ayrton Senna

Na última sexta feira (02/09) a Rodovia Ayrton Senna ficou interditada no sentido da capital paulista devido a um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta que transportava produtos químicos.
Segundo a Ecopistas, o acidente ocorreu por volta da 1h20 da madrugada próximo ao km 48 da Ayrton Senna, quando a carreta que transportava produtos químicos bateu na traseira de outro caminhão mais a frente. 
Com a colisão, a carga tombou e os produtos ficaram espalhados na pista. Estima se que vazaram cerca de dois mil litros de produtos variados, já que a carreta transportava: colorante líquido corrosivo, ácido acético solução, ácido trifluormetano sulfônico, captan e óleo combustível marítimo.

Conhecendo a natureza desses produtos é possível destacar alguns perigos a eles relacionados como por exemplo, corrosividade e irritação à pele presente tanto no colorante líquido corrosivo como o ácido acético. Essa capacidade pode acarretar em danos severos à pele como: queimaduras, descamação, bolhas e dor no local atingido. Perigos relacionados ao meio ambiente e danos crônicos à saúde humana também estão relacionados aos produtos que vazaram na pista.
Com o intuito de mitigar o vazamento, a equipe do setor de atendimento a Emergências da Cetesb de Mogi das Cruzes foi acionada e utilizou serragem na via para auxiliar no recolhimento dos produtos. Segundo a companhia, o Corpo de Bombeiros, também acionado, foi orientado a melhor maneira de lidar com os produtos químicos perigosos.

Vale ressaltar que, a ficha de emergência é um documento obrigatório durante o transporte terrestre de produtos químicos perigosos. Normalizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme norma, ABNT-NBR 7503, este documento traz especificidades sobre o produto transportado como: ações a serem realizadas em caso de vazamento e maneiras de ação caso haja o envolvimento de pessoas. A Intertox possui um corpo técnico especializado e interdisciplinar para a elaboração da ficha de emergência seguindo as exigências da regulamentação, bem como, realiza cursos afim de instruir e disseminar conhecimento para a geração de documentos de qualidade.
Referências
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/09/1809524-acidente-provoca-queda-de-produto-quimico-e-interdita-ayrton-senna.shtml

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}