2ª Reunião Técnica do LEAL - FT/ UNICAMP

 

Já estão abertas as inscrições para as palestras que ocorrerão no dia 27 de junho de 2011, das 14:00 às 18:00hs., a serem realizadas na Faculdade de Tecnologia da Unicamp – Campinas –SP, no auditório da FT – PA03. A 2ª reunião Técnica do LEAL será realizada pelo do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental Prof. Dr. Abílio

Lopes e será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Seu tema será "A Toxicologia e ecologia a serviço da Saúde ambienTtal". As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do e-mail lenitab@ft.unicamp.br. Recebimento das inscrições: até 17 de junho de 2011.

Este evento faz parte das atividades propostas pelo Projeto Temático (Proc. nº 2008/10449-7) “Avaliação da ocorrência, toxicidade/genoxicidade e processos para degradação de corantes em efluentes e águas superficiais”.

Para maiores informações sobre os horários e palestrantes acesse: http://www.ft.unicamp.br/

PALESTRANTES

Drª. Fosca Pedini Pereira Leite é professora e pesquisadora do Instituto de Biologia da Unicamp. Desenvolve pesquisas na área de oceanografia biológica principalmente nos temas: fauna associada a substratos biológicos, fital, biodiversidade e costões rochosos.

Drª. Sylvie Bony é pesquisadora do Laboratório de Ciências Ambientais da Ecole Nationale des Travaux Publics de l"État - Lyon, França. Desenvolve pesquisa na área de genotoxicologia aplicada ao estudo das perturbações induzidas pelo homem sobre os organismos aquáticos.

Drª. Alain Devaux é pesquisador do Laboratório de Ciências Ambientais da Ecole Nationale des Travaux Publics de l"État - Lyon, França. Desenvolve pesquisa na área de genotoxicologia com enfoque em biomarcadores de genotoxicidade de poluentes ambientais-chave, tais como pesticidas, hidrocarbonetos e metais pesados em organismos aquáticos e terrestres.

 

ORGANIZADOR

Drª Gisela de Aragão Umbuzeiro se graduou em Ciências Biológicas, e se especializou em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Desenvolve pesquisas nas áreas de mutagênese, ecotoxicologia, toxicologia regulatória, nanotoxicologia e toxicologia de corantes. É integrante do Projeto Temático 07/58449-2 o qual estuda a ocorrência e a atividade estrogênica de interferentes endócrinos em águas para consumo humano e em mananciais do estado de São Paulo.

Data: 27/06/2011 - Inscrições gratuitas - para se inscrever enviar email para lenitab@ft.unicamp.br

PROGRAMA

HORÁRIO

ATIVIDADE

14h00 - 14h30

Abertura do evento

Apresentação do LEAL e Linhas de Pesquisa

Gisela de Aragão Umbuzeiro - FT/UNICAMP

 

 

14h30 - 15h15

O ambiente de algas bentônicas e a interface com a ecotoxicologia

Fosca Pedini Pereira Leite - IB/UNICAMP

 

 

15h15 - 15h45

Coffee Break

 

15h45 - 16h30

Genotoxicity assessment of vineyard pesticides

Sylvie Bony - Ecole Nationale des Travaux Publics de l"État

Lyon - França

 

16h30 - 17h15

Aquatic genotoxicology: from the DNA damage to

population disorders

Alain Devaux - Ecole Nationale des Travaux Publics de l"État

Lyon - França

 

18h00

Encerramento

 


Agradecimento pelo financiamento recebido para vinda dos professores estrangeiros

Fonte: http://www.ft.unicamp.br/

{loadmodule mod_convertforms,InterNews}