TOXICOLOGIA: INTERTOX REALIZA CURSO DE FDSR

No dia 01 de dezembro de 2011, a InterTox realizou o curso “Interpretação e aplicação da norma ABNT (link: http://www.abnt.org.br/)-NBR 16725 – Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR) e Rotulagem” no CRQ-IV (Conselho Regional de Química 4ª Região), em São Paulo/SP. O treinamento foi ministrado pelos especialistas Fabriciano Pinheiro e Aretha Sessa Rodrigues, respectivamente Diretor e Analista da Unidade de Gereciamento do Risco Toxicológico da Intertox.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no dia 06/01/2011, a norma NBR 16725 Resíduo químico – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente – Ficha com dados de segurança de resíduos químicos (FDSR) e rotulagem. As empresas químicas terão 18 meses, contados da entrada em vigor, para se adequarem à Norma, e durante este período seu uso é opcional. Passado os 18 meses, (06/07/2012) as fichas e os rótulos de resíduos químicos passarão a ser obrigatórios e deverão ser elaborados de acordo com esta Norma.

Frente a essa nova necessidade, a Intertox buscou com o curso introduzir esse novo conceito e aprimorar os conhecimentos dos profissionais envolvidos em gestão segura de resíduos químicos, além de aprimorar-lhes o entendimento sobre a aplicação da norma ABNT (link: http://www.abnt.org.br/)-NBR 16725.

O assunto, que ainda é muito recente, gerou muitas dúvidas e discussões produtivas para os interessados no setor.

A Intertox, por meio de sua equipe especializada e capacitada, ministra também diversos treinamentos na área de segurança quimica.