Toxicogenômica: MSc. Hugo Takeda Caetano ministra palestra sobre o uso da biologia molecular aliada à toxicologia

Toxicogenomica Hugo
No dia 18/08, foi realizada no Auditório da Intertox, uma palestra técnica de tema "Toxicogenômica", ministrada por Hugo Caetano, um dos profissionais que atua na área técnica da Intertox.
Hugo Takeda Caetano é biólogo e Mestre em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica (UNICAMP, SP), com ênfase em pesquisa no campo da proteômica. Atualmente é analista de segurança química da Intertox.

Devido à preocupação causada pelos perigos químicos e consequentemente à sua prevenção, e ao crescente interesse por métodos alternativos de pesquisa que usem cada vez um número menor de animais em experimentação, novas abordagens e tecnologias surgiram ao longo dos últimos anos com o intuito de aprimorar os métodos preditivos da toxicologia convencional. A biologia molecular aparece então como poderosa ferramenta que, aliada à toxicologia, nos remete a um novo campo do conhecimento: a toxicogenômica, que compreende a influência que a exposição a compostos químicos específicos exerce sobre os padrões de expressão gênica, proteica ou metabólica em células, tecidos ou organismos.