SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

1 ano atrás

Uma das principais atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de uma empresa, prevista em Lei por meio da Portaria 3.214/78 e da Norma Regulamentadora n°5 (NR-5), é a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que deve acontecer anualmente, em período a definir por cada corporação.

Como o próprio nome estabelece, a SIPAT tem como principal objetivo o desenvolvimento de ações voltadas a prevenção de acidentes de trabalho.

Muitas empresas têm dificuldade para estabelecer uma metodologia de aplicação da SIPAT, bem como os temas que serão abordados em palestras, treinamentos, gincanas e/ou campanhas, os quais devem ter como foco a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Abaixo estão listados alguns exemplos de temas que podem ser abordados numa SIPAT, aproveitando esse valioso momento para disseminar a Cultura de Segurança e prestando informações fundamentais para os trabalhadores:

  • Noções Básicas de Segurança Química;
  • Noções Básicas de Manuseio Seguro de Produtos Químicos;
  • Noções Básicas de Manuseio Seguro de Produtos Químicos em Laboratórios;
  • Noções Básicas de Biossegurança;
  • Noções Básicas sobre Segurança com Inflamáveis e Combustíveis; entre outros.

Uma grande vantagem na realização da SIPAT, é aproveitar o tempo destinado por todo ou quase todo quadro de funcionários para realizar treinamentos curtos e com baixo custo, porém importantíssimos para maior segurança no ambiente de trabalho.

Obs.: Esclarecemos que a Intertox pode auxiliá-lo nesta exigência regulatória e customizar uma SIPAT, inclusive online, conforme necessidades da sua empresa: https://intertox.com.br/servicos/cursos-de-curta-duracao/

Fonte

https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_Legislacao/SST_Legislacao_Portarias_1978/00—Portaria-MTb-n.-3.214_78.pdf

(Texto dado pela Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999)

Diogo Domingues Sousa
Líder de Segurança e Saúde Ocupacional – SSO

Diogo Domingues Sousa

Diogo Domingues Sousa

0 Comentários

Seu comentário: