Palestra sobre Liderança Participativa - Programa Seminários Intertox

631214598948853873

Foi realizada na tarde do dia 22 de março, na Intertox, a palestra Liderança Participativa, ministrada por Danielle Galetti,  psicóloga formada em 2008 na Metodista, Arte Terapeuta formada em 2010 na São Judas. Galetti é  participante do Programa de Formação de Lideranças pela Metanóia e coaching.

A palestra abordou as características marcantes em um líder participativo e os benefícios dessa gestão para o bom andamento das relações humanas e do negócio. A palestra destacou que o líder participativo entende que a comunicação é a sua principal aliada.

Uma comunicação eficaz é essencial para gerar resultados em qualquer área dentro e fora das empresas. Um líder que não desenvolve sua capacidade de comunicação não sabe se relacionar com seus colaboradores. Saber comunicar é a principal competência de um grande líder.

Ainda no quesito comunicação é importante destacar que para ter um time forte e engajado nos objetivos da empresa é essencial manter a equipe bem informada e fazer uso contínuo e correto de feedbacks.

Outro ponto que merece atenção especial é que: os valores dos líderes devem estar alinhados com os valores da Organização.

Ser líder requer em primeira instância trazer valores coletivos acima de valores individuais. Para isso, conhecer e compartilhar os valores da empresa é fundamental. Não adianta apresentar valores e esperar que os colaboradores os sigam. O líder precisa ser claro e explicar o que cada um desses valores representa para a empresa e como gerar ações direcionadas a eles. Quanto mais direcionada for sua comunicação, mais eficaz e participativa será a gestão. Na liderança participativa, liderar é compartilhar valores e é através desses valores que os resultados aparecem. Líderes são direcionadores.

E por fim na palestra foi possível concluirmos que Todos somos líderes, seja líder de um projeto no trabalho, seja de um projeto pessoal, líder de algumas tarefas que nos foram delegadas no grupo da faculdade, seja líder na responsabilidade de cuidar e vigiar o irmãozinho pequeno em casa um dia, enfim, todos somos Líderes em diferentes momentos de nossas vidas.

“Falar sobre cultura organizacional exige uma abertura grande e uma disponibilidade para quebra de paradigmas. A proposta da palestra "Liderança Participativa" é gerar a compreensão sobre a importância tanto da atuação de cada um como líder (seja líder de pessoas, de projetos, de processos) quanto da busca constante pelo autoconhecimento. Um bom líder sabe que deve viver em processo de aprendizado, construindo com sua equipe uma relação de vínculo e de entrega (resultados), e passa a compreender a identificação existente entre as crenças pessoais e a cultura da empresa em que cada um escolhe trabalhar”. Danielle Galetti – coaching e psicóloga.