O Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho de 2016, domingo, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day - WED, em inglês), considerado como o dia mais importante para divulgação de ações positivas e sensibilizações sobre o meio ambiente. O WED foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) marcando o primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o “Ambiente Humano”, quando também foi adotada a resolução que leva à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). No Brasil, o Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981 instituiu a “Semana Nacional do Meio Ambiente” que ocorre na primeira semana do mês de junho. 

O Dia Nacional do Meio Ambiente

Em perspectiva global, o modelo contemporâneo de desenvolvimento e proteção do ambiente humano ainda se encontra na luta de base, pela implementação de políticas e sistemas operacionais que buscam mitigar os impactos ambientais gerados pela poluição e utilização dos recursos naturais. Concomitantemente, ações para recuperar o dano ambiental gerado são largamente adotadas por países que já sofrem com a escassez de recursos. Observamos que a evolução dos modelos nacionais de gestão ambiental está intimamente atrelada ao grau de poluição e/ou utilização dos recursos ambientais.

A sustentabilidade dos modelos de governança política, econômico-financeiros, de interação social e ambiental, é amparada por diretrizes da ONU que trazem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas com olhares para o Planeta, para as Pessoas, para a Prosperidade, para a Paz e para Parcerias (5 P’s). Os ODS compartilham uma visão interdependente das ações humanas em prol da harmonia socioambiental, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.

O desenvolvimento tecnológico humano utilizado para o tratamento de resíduos perigosos, economia circular, química verde, sistemas sofisticados de tratamento de águas, controle eficiente da utilização de insumos materiais e energéticos, não pode suprir a carência de políticas e sistemas que promovem a preservação dos bens e serviços ambientais. Devemos assegurar um desenvolvimento harmonioso, sustentável, responsável. No WED e em todos os outros dias do ano, um salve àquele que a duras penas nos sustenta: Salve o Meio Ambiente!

Referências

UNEP. World Environment Day. Disponível em:  <http://www.wed2016.com/>.

Brasil. Semana Nacional de Meio Ambiente. Decreto Federal Nº 86.028, de 27 de maio de 1981: Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-86028-27-maio-1981-435339-publicacaooriginal-1-pe.html>.

PNUD. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/ods.aspx>.

Brasil. Política Nacional do Meio Ambiente. LEI Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm>.

 {loadmodule mod_convertforms,InterNews}