Intertox participa do workshop “Bases Científicas para Avaliação Toxicológica, Avaliação e Gerenciamento do Risco”

Realizou-se em Brasília no dia 13 de junho de 2011, o workshop “Bases Científicas para Avaliação Toxicológica, Avaliação e Gerenciamento do Risco”, realizado pelo International Life Sciences Institute (ILSI). Os praguicidas foram o tema principal do workshop, no qual estavam presentes pesquisadores e profissionais do governo, indústria e academia.

Com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, discutiu-se no workshop a relevância das avaliações toxicológicas provenientes de estudos em animais e a extrapolação para o ser humano; fatores envolvidos na caracterização e definição de endpoints; princípios de precaução e tomadas de decisões; e alteração da portaria n° 3 de 16 de janeiro de 1982 (ANVISA), para regulamentação do uso de praguicidas, que está em consulta pública. Para finalizar, a mesa redonda abordou os desafios de se integrar os dados científicos de avaliação de risco obtidos por órgãos acadêmicos e industriais com as decisões e regulamentações definidas por agências do governo, incluindo ANVISA, IBAMA e MAPA, tendo como propósito tornar a comunicação de risco mais simples e eficiente para a população em geral.

A Intertox, representada no evento pela toxicóloga Ms. Camila Gomes Colasso, possui profissionais capacitados e oferece serviços na área de avaliação e gerenciamento do risco toxicológico.