InterTox participa do Seminário Internacional: “Avaliação de Risco Ecológico em Ecossistemas Terrestres”

Realizou-se em São Paulo no dia 12 de agosto de 2011, o Seminário Internacional: “Avaliação de Risco Ecológico em Ecossistemas Terrestres”, promovido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento AmbientalCETESB, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e Governo do Estado de São Paulo. O tema principal abordado no evento foram os valores de prevenção para o desenvolvimento da avaliação de risco ecológico no cenário nacional, e a derivação dos valores e padronização dos ensaios para a avaliação de risco ecológico na Comunidade Européia.

avaliao de risco ecolgico em ecossistemas terrestres cetesbPalestra no Seminário Internacional: "Avaliação de Risco Ecológico em Ecossistemas Terrestres” promovida pela CETESB.

O evento contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, discutiu-se o estabelecimento de valores orientadores no estado de São Paulo para o desenvolvimento da avaliação de risco ecológico, principalmente os valores para solo, também se discutiu a derivação de valores na Comunidade Européia, onde há grandes áreas contaminadas, e a necessidade de determinar estratégias para a gestão destas áreas, assim garantindo a qualidade do solo, uma vez, que existem poucos países com este tipo de análise de risco bem estabelecidos, apenas países como Espanha, Holanda e Inglaterra. Neste contexto, as diretrizes Holandesas e Inglesas são bem parecidas e utilizadas para a realização da Análise de Risco. Outro ponto abordado no evento foi à padronização e utilização de ensaios para avaliação do risco ecológico, visando à proteção do solo para manter toda a comunidade presentes no mesmo e proteger suas funções. Na Europa há poucas leis de proteção para o solo e não há testes estabelecidos para a realização da avaliação, e a importância da padronização destes ensaios, porém, é necessário ter um cunho legal para que essas padronizações sejam realizadas.

A InterTox, representada no evento pela toxicóloga Ms. Camilla Colasso possui profissionais capacitados e oferece serviços na área de avaliação de risco toxicológico.