Intertox e CRQ XIV Região promoverão palestra sobre: “Produtos químicos e GHS: Atendimento das legislações (MTE-NR26 e ABNT-NBR 14725)”

O evento será realizado na cidade de Manaus-AM.

A empresa Intertox com apoio do CRQ XIV Região, promoverão palestra sobre: “Produtos químicos e GHS: Atendimento das legislações (MTE-NR26 e ABNT-NBR 14725)”, no município de Manaus no estado do Amazonas, dia 17 de setembro de 2014. 

A palestra tem como intuito promover a gestão de segurança de produtos químicos, incluindo a comunicação de seus perigos a todos os potencialmente expostos, desde trabalhadores que atuam no processo de fabricação até os que utilizam cotidianamente nas mais diversas atividades, valorizando a importância de conhecer os produtos químicos perigosos utilizados e a necessidade de transmitir informações quanto à segurança, à saúde humana e ao meio ambiente, Resultando assim na elaboração de legislações e normas, dentre elas a Portaria n◦ 229 de 24/05/2011 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que alterou a NR26, e a NBR 14725 da Associação Brasileira de Normas Técnicas -ABNT.

A Portaria 229 do Ministério do trabalho diz que: “os produtos químicos utilizados no local de trabalho devem ser classificados quanto aos perigos de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), e seus perigos devam ser transmitidos por meio da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e rótulo aos usuários”.

Com isso tornam-se capazes de tomarem as medidas necessárias relativas à segurança, saúde e meio ambiente. Além do estabelecimento dessas exigências também há referência à obrigatoriedade da capacitação dos colaboradores para a compreensão dos perigos do produto e medidas preventivas.

“Essa palestra tem por objetivo aprofundar o conhecimento e entendimento das exigências destas legislações vigentes inerentes aos produtos químicos.”, afirma o Prof. Msc. Fabriciano Pinheiro

A palestra conta com a seguinte programação: Entendendo o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), Informações requeridas para Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e do rótulo,

Será realizada no dia 17 de setembro das 9h às 12h, no auditório do CRQ XIV Região, localizado na Rua Saldanha Marinho, 633 – Centro –Manaus-AM.

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ana.carolina@crq14.org.br informando nome e número de contato. A palestra é gratuita e terá vagas limitadas.

Sobre o palestrante

O Prof. Msc. Fabriciano Pinheiro é Diretor Técnico da Intertox, Formado em Biomedicina pela IB-UNESP/Botucatu. Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela FCF/USP. Coordenador do curso de pós-graduação Ciências Toxicológicas e professor de Toxicologia das Faculdades Oswaldo Cruz/SP além de ser o Coordenador da Comissão de Estudos (CE-10:101.05) do Comitê Brasileiro de Química (CB-10/ABNT).