Incêndio envolvendo produtos químico em empresa de Guarulhos/SP

incendio guarulhos

Imagem Fonte: Reprodução/TV Globo

No último dia 29 de junho, ocorreu um incêndio de grandes proporções em um galpão de produtos químicos localizado em Guarulhos. Não houve nenhum ferido, pois os colaboradores foram dispensados. Os bombeiros conseguiram controlar o fogo após algumas horas. A CETESB também estava no local, e informou que a empresa tinha licença de funcionamento válida até 2018. Ainda não se sabe as causas do incêndio.

Segundo a CETESB, no armazém da empresa continha hexano (CAS 110-54-3), que é um líquido inflamável com ponto de fulgor de – 22°C e ponto de ebulição de 68,73°C. Trata-se de um produto químico que provoca efeitos à saúde humana, tais como: irritação à pele, suspeito de provocar efeitos à fertilidade e ao feto, pode provocar sonolência ou vertigem podendo ocasionar tontura e náusea. Em elevadas concentrações pode provocar hipotensão, taquicardia, vasodilatação, tonturas, incoordenação, cefaleia, confusão, estupor e coma.

Muitos acidentes com substâncias químicas são constatados e, além de provocarem grandes impactos ambientais, danos materiais às instalações e prejuízos de imagem e financeiros para a empresa, provocam ainda graves malefícios à saúde humana, já que, além da possibilidade de vítimas e mortes, existe o risco de desenvolvimento de doenças futuras, que podem se propagar por várias gerações. Observa-se que entres as principais causas de ocorrência deste tipo de acidente estão o descuido com princípios básicos de manutenção, desconhecimento das características de perigo dos produtos químicos manuseados, falta de sinalização de tanques de armazenamento, não avaliação das incompatibilidades químicas dos produtos armazenados, falta de capacitação específica, etc.

gestão do risco químico visa assegurar o controle de efeitos adversos ou danos em todas as etapas do ciclo de vida de um produto químico, ou seja, permitir que em qualquer etapa como a aquisição, o armazenamento, o manuseio, o descarte, etc., a proteção da saúde, do meio ambiente e das condições normais do ambiente de uso sejam preservadas, com foco também na utilização racional e consciente dos produtos químicos. A Intertox, empresa referência em segurança química, concentra-se na atuação da gestão do risco químico, como uma das mais significativas ferramentas para evitar acontecimentos indesejáveis.

Referências

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/incendio-atinge-industria-quimica-em-guarulhos.ghtml

http://www.cetesb.sp.gov.br/2017/06/29/incendio-destroi-galpao-de-empresa-quimica-em-guarulhos/

{loadmodule mod_convertforms,Convert Forms}