Inauguração da Nova Biblioteca Intertox

Biblioteca vem da palavra grega bibliotheke, resultado da junção de duas palavras do idioma grego: biblio que significa livro, e tëke que significa depósito.

Então, entendia-se como o depósito responsável pela guarda de materiais escritos, papiros e pergaminhos.

Na antiguidade as bibliotecas passavam um sentido de restrição, onde poucos tinham a possibilidade de entrar e fazer uso de seus acervos.

A partir do século XVI a biblioteca passa a ter uma concepção voltada para uma constante democratização, e no século XIX a biblioteca pública passou ganhar força, com o acesso aos mais diferentes suportes de informação, sempre pensando nas necessidades de quem fazia seu uso.

A Nova Biblioteca Intertox será inaugurada no dia 09/08, em homenagem ao Prof. Eustáquio Linhares Borges, Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Prof. Eustáquio foi Mestre em Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo, foi professor da disciplina na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, titulado Cientista Pesquisador no Campo da Toxicologia pela Universidade de Ghent, na Bélgica, (Research Scientist em The Field of Toxicology at The e State University of Ghent-Belgium, em inglês), foi Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, no período 1988/89, organizou e presidiu o V Congresso Brasileiro de Toxicologia e o I Encontro de Toxicologia do Mercosul. Cumpriu diversos mandatos como Vice-Presidente eleito do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA).

Responsável pela criação do CIAVE-BA (Centro de Informações Antiveneno) junto à Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) em 1980.

Após grandiosa trajetória, Prof. Eustáquio faleceu dia 17/07/2016, deixando lindas memórias e ensinamentos.

O processo de montagem da nova Biblioteca demorou 4 meses e a inauguração vai contar com os antigos exemplares higienizados, classificados e organizados nas novas estantes além da primeira aquisição da nova biblioteca, um título de peso para homenagear e estimular nossos colaboradores que querem cada vez mais se especializar em algum assunto de interesse.

Vai ser um grande marco da Intertox, com a homenagem a um grande amigo e mestre, e também pela evolução do acervo, muito bem cuidado e organizado pela Andrezza Catharina Camara e coordenado pelo Diretor Fausto Azevedo.