O Premio Terra Azul (Blue Planet Prize) procura prestigiar pesquisas básicas ou aplicadas direcionadas a resolução de problemas ambientais globais.
Este ano um dos laureados, o climatologista Taroh Matsuno, do Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology, coordenou o desenvolvimento do Simulador da Terra (Earth Simulator), um supercomputador projetado para rodar modelos ambientais e de clima, usando os resultados para esclarecer aspectos relacionados ao fenômeno El Niño e processos afetados por mudanças climáticas.
O segundo laureado de 2013, o Engenheiro Daniel Sperling, da Universidade da Califórnia, pesquisou os impactos causados no ambiente pelos meios de transporte e desenvolveu estudo preliminar sobre alternativas viáveis de sistemas de transportes mais eficientes e ecológicos.
No anuncio oficial do premio, realizado hoje na Fundação Asahi Glass, em Tóquio, os dois pesquisadores também foram homenageados por sua influência na política de tomada de decisões em relação a aspectos climáticos globais. Matsuno trabalhou no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e em diversos esforços promovidos pela Organização Mundial Meteorológica (World Meteorological Organization). E Sperling auxiliou na criação das políticas da Califórnia relacionas com a poluição atmosférica e as mudanças climáticas.
Cada laureado receberá 527.000 dólares na cerimônia de premiação em outubro.
REFERÊNCIAS, NOTAS OU LINKS
Leia a noticia original em:
http://news.sciencemag.org/scienceinsider/2013/06/transportation-studies-and-clima.html
{loadmodule mod_convertforms,InterNews}