Ecotoxicologia: Esponjas de nanocelulose combatem derramamento de óleo

Um novo material absorvente, desenvolvido pelo Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology (Empa), poderá ser utilizado futuramente no atendimento a acidentes de derramamento de óleo: uma esponja de nanocelulose quimicamente modificada. Em testes laboratoriais, o material foi capaz de absorver até 50 vezes seu próprio peso em óleo mineral, além de se manter flutuando na superfície da água, facilitando sua remoção.

Os óleos minerais são produtos derivados de petróleo, normalmente combustíveis, com odor forte e característico. Na água, o diesel se espalha quase que imediatamente, por este motivo o derramamento de óleo é um tipo de poluição ambiental muito difícil de ser contido.

É de interesse um rápido controle e limpeza deste tipo de acidente devido aos prejuízos ambientais decorrentes. Os produtos derivados de petróleo são produtos químicos perigosos, conhecidamente persistentes, de lenta degradação no ambiente aquático e apresentam alto potencial bioacumulativo em organismos de água, além destes perigos, formam camada superficial oleosa que dificulta a passagem de luz, e podem causar o sufocamento de alguns animais aquáticos e intoxicação de aves e mamíferos marinhos expostos. Registramos ainda que maiores informações sobre a toxicologia do petróleo podem ser obtidas em publicação realizada pela Intertox em monografia “Ecotoxicologia e avaliação de risco do petróleo”.

Dentre os vários recursos de controle deste tipo de acidente ambiental, materiais absorventes e/ou adsorventes, como espumas de polipropileno e poliuretana, são amplamente utilizadas junto a outros métodos. Portanto, a existência de produtos absorventes de alto desempenho como o apresentado se faz necessária, devido á uma maior rapidez no processo de absorção e facilidade de recolhimento do mesmo.

Referências

http://www.sciencedaily.com/releases/2014/05/140506074500.htm

http://www.alphagalileo.org/ViewItem.aspx?ItemId=141510&CultureCode=en

http://www.snatural.com.br/Controle-Derramamentos-Vazamentos-Oleo-Petroleo.html

http://www.escolakids.com/poluicao-da-agua-causada-pelo-derramamento-de-petroleo.htm

{loadmodule mod_convertforms,InterNews}