Em memória do Professor Doutor João Salvador Furtado

 

Em memória do Professor Doutor João Salvador Furtado

O professor Biagio F. Ciannetti, Advances in Cleaner Production, divulgou nesta data uma mensagem, por email, que se transcreve abaixo:

Com grande pesar comunicamos o falecimento do Prof. Dr. João Salvador Furtado em 3 de janeiro.

 

O Prof. Furtado teve importante papel na liderança de ações em prol da sustentabilidade e na difusão da Produção Mais Limpa introduzindo, junto com seu filho Marcelo Furtado, o conceito de Produção Limpa no Brasil e como co-fundador da Mesa Redonda Paulista de Produção Mais Limpa.

Em 2011, o Prof Furtado recebeu Menção Honrosa no International Workshop on Advances in Cleaner Production (IWACP) como “Um profissional exemplar dedicado a auxiliar os setores público e privado a atingirem seus objetivos em relação a adequação ambiental e por sua contribuição para os Avanços na Produção Mais Limpa no Brasil”.

Amigos, como Luiz Alexandre Mucerino (vice presidente do Instituto Jatobás) relatam que o Prof. Furtado “deixa um imenso vazio, não só por sua grande e insubstituível capacidade técnica, mas por sua amizade, prontidão e grande senso de humor!”

Biagio F. Giannetti

IWACP Chairmen

Toda a equipe Intertox associa-se ao sentimento de tal mensagem e expressa de emoção própria o profundo pesar por tal inglório acontecimento.

O professor Doutor João Salvador Furtado figurou durante bom tempo como consultor especialista da Intertox, tendo contribuído muito nos trabalhos da empresa e orientado de maneira competente e profícua o corpo técnico da mesma.

A inteligência técnica brasileira e a causa ambiental em nosso país sofrem um irresgatável abalo com tal perda.

Mas como ele próprio bem transmitia com seu otimismo e capacidade de trabalho, mais do que nunca vamos agora insistir e avançar!

Obrigado, professor e amigo!

Fabriciano Pinheiro

Fausto Azevedo

Luiz Mota Fo.

Diretoria da Intertox