(11) 3868-6970

Acidente com produtos inflamáveis causa incêndio de grande proporção em Taboão da Serra.

Acidente com produtos inflamáveis causa incêndio de grande proporção em Taboão da Serra.

Em notícia publicada pelo G1 na manhã desta quarta-feira (19), um incêndio atingiu um complexo químico em Taboão da Serra, na região da Grande São Paulo. A fumaça negra podia ser vista à distância devido à grande proporção do acidente. O local fica na altura do número 518 da Avenida Ibirama, próximo à Rodovia Régis Bittencourt e ao Rodoanel, na divisa com o município de Embu das Artes. No complexo estão localizadas indústrias químicas, farmacêuticas, unidade de incineração e um depósito temporário de resíduos, o qual, aparentemente, armazenava produtos inflamáveis que deram início ao incêndio.

Aproximadamente 30 carros dos bombeiros foram enviados ao local para combater as chamas. Cerca de 70 homens participaram da ação e não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Foi solicitado o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e por volta das 15h30 o acidente já havia sido controlado.

Cabe ressaltar a importância do armazenamento adequado dos produtos inflamáveis, assim como os riscos que estes estão sujeitos caso não haja condições adequadas de armazenamento. A Norma Regulamentadora NR 20, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe sobre Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, auxiliando a adequada gestão destes produtos.

Regulamentada pela ABNT NBR 14725 e obrigatória para todas as empresas que utilizam, distribuem, armazenam e recebem produtos químicos, a FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo, desta maneira, conhecimentos sobre o produto, recomendações sobre medidas de proteção e ações a serem tomadas em situações de emergência. Este documento é essencial para que as indústrias evitem e controlem os acidentes.

REFERÊNCIAS, NOTAS OU LINKS

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/incendio-atinge-deposito-de-produtos-inflamaveis-em-taboao-da-serra.html

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1297554-incendio-de-grande-proporcao-atinge-fabrica-em-taboao-da-serra.shtml

{loadmodule mod_convertforms,InterNews}

Acidente com produtos inflamáveis causa incêndio de grande proporção em Taboão da Serra.