1ª Reunião Técnica do LEAL - FT/ UNICAMP

1ª Reunião Técnica do LEAL - FT/ UNICAMP

Já estão abertas as inscrições para as palestras que ocorrerão no dia 15 de abril de 2011, das 8:30 às 12:00hs., a serem realizadas na Faculdade de Tecnologia da Unicamp – Campinas –SP, no auditório da FT – PA03. A 1ª reunião Técnica do LEAL será realizada pelo do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental Prof. Dr. Abílio Lopes e será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Seu tema será "Interferência endócrina e as cianobactérias". As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do e-mail lenitab@ft.unicamp.br.

Este evento faz parte das atividades propostas pelo Projeto Temático (nº 07/58449-2) “Ocorrência e Atividade Estrogênica de Interferentes Endócrinos em Água para Consumo Humano e em Mananciais do Estado de São Paulo”

Para maiores informações sobre os horários e palestrantes acesse: http://www.ft.unicamp.br/

PALESTRANTES

Dr. Ernani Pinto Júnior se graduou em Farmácia e Bioquímica, e se especializou em toxicologia e análises toxicológicas na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Desenvolve pesquisas na área de toxicologia, com ênfase em análises de toxinas, produtos naturais de algas e cianobactérias, e produtos de degradação de medicamentos. Em seu seminário será abordada a incidência de cianotoxinas no Brasil e métodos para sua detecção.

Dr. Theodore Henry se graduou em Biologia Aquática pela Universidade de Santa Bárbara, Califórnia, e se especializou em toxicologia e patologia pela Universidade de Auburn, Alabama (EUA). Atualmente é pesquisador da Faculdade de Biomedicina e Ciências Biológicas da Universidade de Plymouth, Inglaterra, e professor assistente da Universidade do Tennesee onde desenvolveu um bioensaio utilizando a espécie de peixe Danio rerio (Paulistinha). Em seu seminário será abordado o uso da expressão gênica de vitelogenina em Danio rerio para, em particular o possível efeito de interferência endócrina causado por cianobactérias.

Drª Melanie Lynn Eldridge se graduou em Biologia, e se especializou em microbiologia na Universidade do Tennessee (EUA). Atualmente desenvolve pesquisas no Centro de Biotecnologia Ambiental da cidade de Knoxville, TN, com enfoque em determinação de contaminantes ambientais e desenvolvimento de métodos para determinação destas substâncias.Está atuando como pesquisadora visitante na Cetesb e Unicamp desde fevereiro de 2011, em projeto financiado pela Fapesp. Em seu seminário será apresentado um método desenvolvido para determinação da atividade estrogênica o qual emprega leveduras bioluminescentes geneticamente modificadas e que foi empregado no Projeto Temático FAPESP 07/58449-2.


ORGANIZADORES

Drª Gisela de Aragão Umbuzeiro se graduou em Ciências Biológicas, e se especializou em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Desenvolve pesquisas nas áreas de mutagênese, ecotoxicologia, toxicologia regulatória, nanotoxicologia e toxicologia de corantes. É integrante do Projeto Temático 07/58449-2 o qual estuda a ocorrência e a atividade estrogênica de interferentes endócrinos em águas para consumo humano e em mananciais do estado de São Paulo.

Drª. Cassiana Maria Reganhan Coneglian se graduou em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina-PR, e se especializou em Microbiologia e Ecotoxicologia Aquática. Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas nas áreas de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e de Ecotoxicologia Aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: biodegradação de resíduos, monitoramento da qualidade da água de abastecimento e de águas residuárias utilizando ensaios ecotoxicológicos.

Data: 15/04/2011 - Inscrições gratuitas - para se inscrever enviar email para lenitab@ft.unicamp.br

PROGRAMA

HORÁRIO

ATIVIDADE

8:30 - 9:00

Abertura do evento
Apresentação do LEAL e Linhas de Pesquisa
Gisela de Aragão Umbuzeiro - FT/UNICAMP
Cassiana Maria Reganhan Coneglian - FT/UNICAMP

 

9:00 - 10:00

A incidência de cianotoxinas no Brasil e métodos para sua detecção
Ernani Pinto Júnior - FCF/USP

10:00 - 10:15

Coffee Break

10:15 - 11:15

Endocrine disruption: an unexpected effect of toxic algal blooms?
Theodore Henry - Universidade de Plymouth - Inglaterra

11:15 - 12:00

O uso de leveduras bioluminescentes para detecção de interferentes endócrinos Melanie L. Eldridge - Universidade do Tennessee - EUA

12:00

Encerramento

Agradecimento pelo financiamento recebido para vinda dos professores estrangeiros

Fonte: http://www.ft.unicamp.br/