A sigla SSO significa Segurança e Saúde Ocupacional, que representa um conjunto de práticas, normas, orientações e medidas preventivas, que devem ser adotadas pelas empresas, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho um ambiente mais seguro, prevenindo doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
Esse conjunto de práticas também é conhecida por outras siglas, tais como:
- SSO: Segurança e Saúde Ocupacional
- EHS: Environmental, Health and Safety
- SSMA: Segurança, Saúde e Meio Ambiente
- SMS: Segurança, Meio Ambiente e Saúde
- SHE: Safety, Health e Environment
- HSE: Health, Safety, Environment
- SESMT: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
- SSMA: Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
Independente da nomenclatura, o tema é de suma importância e deve ser priorizado pelos gestores que prezam por um ambiente seguro e harmônico de trabalho. Conheça um pouco mais sobre Segurança e Saúde Ocupacional – SSO.
SEGURANÇA DO TRABALHO É UMA CIÊNCIA
Responsável pela prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e pela promoção da saúde dos trabalhadores, a Segurança do trabalho é uma ciência humana interdisciplinar. Ela surgiu com o objetivo de entender quais os motivos que influenciam na ocorrência dos acidentes e doenças resultantes do trabalho, a fim de preveni-los para garantir o bem-estar físico e psicológico dos funcionários.
Para isso, está ciência envolve diversos segmentos como a medicina, engenharia, tecnologia, etc. A área é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), responsável por estabelecer as diretrizes legais para que as empresas se adequem às Normas Regulamentadoras (NR) e demais legislações aplicáveis.
CONSULTORIA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
A Consultoria e Assessoria Técnica de Segurança e Saúde Ocupacional, é realizada com escopo elaborado em conjunto com o cliente, a partir das Normas Regulamentadoras e Normas Técnicas aplicáveis ao segmento específico no qual a empresa se encontra, além disso, auxilia a empresa dando suporte nas atividades relacionadas à Segurança e Saúde Ocupacional.
Outro ganho importante é o suporte nas ações relacionadas a melhoria no Sistema de Gestão Integrada – SGI, avaliação prévia para auditorias de agencias e órgãos reguladores, empresas certificadoras e diminuição do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e melhor Gestão do Risco Químico – GRQ.
Com a finalidade de promover a conformidade legal nos processos envolvendo Segurança e Saúde Ocupacional. Neste projeto serão avaliadas as aplicações das Normas Regulamentadoras do MTP (Ministério do Trabalho e Previdência), Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros local.
Além disso auxiliará a empresa na implementação de ferramentas de segurança no Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais – GRO, e no Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, através da aplicação da OHSAS 18000, ABNT NBR ISO 45000, NIOSH, etc.
Diagnóstico, mapeamento e condução do risco químico e toxicológico constituem o coração do negócio Intertox. Para isto, a empresa atua em avaliação do risco, sua explicitação, sua mensuração, sua tipificação.
No decorrer das visitas técnicas, ocorrerão alguns treinamentos, tais como:
- Integração de novos colaboradores; (informativo)
- Noções Básicas de Combate á Incêndio; (Informativo)
- Plano de Atendimento a Emergências; (Normativo)
- Simulado de Abandono de Área; (Normativo) e
- SIPAT.